Receitas

3 chás para tosse

1. Chá de canela, cravo-da-índia e limão

A canela e o cravo possuem propriedade bactericida e ajudam a eliminar os microrganismos responsáveis pela tosse. O limão e o mel contém propriedades expectorantes, ajudando a fortalecer o sistema imune devido à presença de vitamina C em sua composição.

Essa receita de chá de canela com cravo-da-índia e limão também possui propriedades calmantes, ajudando a diminuir a tosse, podendo ser facilmente preparada da seguinte forma:

Ingredientes

  • 1 pau de canela;
  • 3 cravos-da-índia;
  • 1 rodela de limão;
  • 1/2 litro de água.

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes em um bule e deixar ferver por 5 minutos. Esperar esfriar, coar, adoçar com 1 colher de sopa de mel e beber 2 xícaras deste chá por dia.

Este remédio caseiro é contraindicado para bebês com menos de 1 ano de idade, pois estes ainda não podem consumir o mel. Neste caso, pode-se recorrer à mesma receita, mas sem acrescentar o mel.

2. Chá de eucalipto

O chá de eucalipto pode ser usado em caso de alterações do sistema respiratório, já que possui propriedades que inibem o desenvolvimento dos microrganismos responsáveis por essas alterações, ajuda a fluidificar o muco, é expectorante e anti-inflamatório, além de ajudar a aliviar a tosse.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folhas de eucalipto;
  • 1 litro de água fervendo.

Modo de preparo

Colocar 1 colher de sopa de eucalipto em 1 litro de água previamente fervida e deixar repousar por aproximadamente 10 minutos. Em seguida, coar e beber 3 xícaras desse chá por dia.

O chá de eucalipto deve ser evitado por mulheres grávidas, durante o período de amamentação e por crianças com menos de 2 anos de idade. Além disso, deve ser evitado por pessoas com hipertensão e que estão fazendo tratamento com antiepiléticos e sedativos, já que o eucalipto pode interferir na eficácia desses medicamentos.

3. Chá de tomilho

O tomilho possui propriedades capazes de combater bactérias, fluidificar e ajudar a expulsar as secreções, sendo uma boa opção para tratar alterações respiratórias, como bronquite e a tosse, já que ajuda a relaxar os músculos das vias respiratórias, aliviando esse sintoma.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de tomilho;
  • 1 litro de água fervendo.

Modo de preparo

Colocar uma colher de sopa de tomilho em 1 litro de água previamente fervida e deixar repousar por aproximadamente 10 minutos. Em seguida, coar e beber até 3 vezes por dia.

Em caso de gravidez ou de amamentação, é importante consultar o médico, já que apesar de não ser totalmente contraindicado durante esse período, pode causar efeitos tanto na mulher quanto no bebê caso não receba orientação adequada.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.