A diarreia é um problema causado por diversos fatores, afetando muitas pessoas o ano todo, e com o uso dos chás para diarreia, conseguimos aliviar bastante os sintomas e, chegar até a eliminação do problema. De modo geral, a diarreia acontece quando nosso corpo quer eliminar toxinas ou pequenas infecções que atingem nosso intestino, sendo assim, eliminando através das fezes.
Em muitos casos o tratamento é bem simples e em 2 dias a pessoa já está totalmente recuperada. Vale lembrar que, quando a diarreia vem associada a muitas dores abdominais, sangramentos e duração maiores que dois dias, um médico deve ser consultado imediatamente.
A seguir, falaremos um pouco sobre a importância dos chás para diarreia e como eles devem ser utilizados.
Chá de tormentila
Um chá pouco conhecido e que funciona muito bem no tratamento da diarreia. Suas propriedades auxiliam nas cólicas intestinais e na melhoria da diarreia. Vale lembrar que, para encontrar raízes de tormentila você pode ter dificuldades.
Ingredientes
- 3 colheres de raízes de tormentila;
- 300 ml de água.
Modo de fazer
- Ferva a água e acrescente as raízes;
- Apague o fogo e tampe o recipiente;
- Espere 5 minutos e coe.
Chá de hortelã
Um chá bastante conhecido e que ajuda bastante no equilíbrio intestinal, a hortelã diminui os espasmos e auxilia na eliminação dos gases. Além disso, em caso de infecções no intestino, o chá também é um grande aliado.
Ingredientes
- 2 colheres de folhas de hortelã;
- 300 ml de água.
Modo de fazer
- Ferva a água e acrescente as folhas de hortelã;
- Apague o fogo e tampe o recipiente;
- Espere por 5 minutos e coe.
Chá de canela
Por conter propriedades que causam a diminuição das contrações intestinais, o seu efeito antiespasmódicos auxiliam bastante nas diarreias. Está entre os mais procurados quando falamos em chás para diarreia. Muito simples de fazer, deve ser consumido durante 2 dias para fazer efeito.
Ingredientes
- 1 pedaço de canela em pau;
- 300 ml de água.
Modo de fazer
- Ferva a água e acrescente a canela;
- Desligue o fogo e espere por 5 minutos;
- Coe e beba em temperatura morna.
Chá de casca de laranja
Importante aliada na digestão, as cascas de laranja podem auxiliar a diminuição e voltar para a uniformidade do funcionamento do intestino. Seu chá deve ser feito com laranjas orgânicas e consumido no mesmo dia.
Ingredientes
- Casca de 1 laranja;
- 300 ml de água.
Modo de fazer
- Ferva os 300 ml de água;
- Introduza as cascas de laranja e tampe o recipiente, desligando o fogo em sequência;
- Espere por 5 minutos e coe.
Chá de camomila
Com ação anti-inflamatória, consegue aliviar sintomas de dores e inchaços. Além disso, consegue repor o líquido perdido, hidratando e diminuindo as contrações intestinais.
Ingredientes
- 2 colheres de camomila;
- 300 ml de água.
Modo de fazer
- Ferva a água e acrescente a camomila;
- Desligue o fogo e tampe o recipiente;
- Espere por 5 minutos e coe.
Importância das plantas medicinais
Sabemos que as plantas medicinais conseguem exercer um importante papel em nossa saúde e nos auxiliar em diversos problemas. Em casos de diarreia, os chás para diarreia conseguem na maioria das vezes solucionar o problema, de maneira natural e sem a ingestão de medicamentos industrializados.
No mais, as plantas medicinais podem ser cultivadas em casa e preparadas diariamente com um consumo consciente.
Conheça também chás para descer menstruação.
Sintomas para procurar um médico
Caso a diarreia dure mais de 3 dias um médico deve ser procurado, pois o caso pode ser grave. Geralmente, as diarreias não duram por muito tempo e conseguem ser tratadas com a ingestão de chás e repouso. Vale a pena ficar atento e saber dos riscos que esse desconforto pode causar, podendo ser o alerta para infecções e inflamações. Lembre-se, os chás para diarreia são uma maneira auxiliar de tratamento.