Alecrim

Chá de alecrim: benefícios para a saúde

Um dos chás mais conhecidos do mundo, o chá de alecrim é bastante consumido no Brasil por conter diversos benefícios ao corpo humano. Suas propriedades que ajudam na digestão e no combate ao cansaço fazem bastante sucesso.

Na publicação a seguir, falaremos a respeito de todos os benefícios do chá de alecrim e qual a maneira correta de como fazer o chá. São dicas e informações simples que ajudam bastante quem procura um remédio caseiro e natural muito potente.

Alecrim

Benefícios do chá de alecrim

Os diversos benefícios do chá de alecrim estão em diversos seguimentos da ciência, desde uma melhora na digestão, até no fortalecimento dos fios de cabelo. Essa planta medicinal ganhou bastante fama e atualmente é utilizada por muitas famílias no Brasil todo.

A lista de benefícios a seguir exemplifica bem sua importância para o corpo humano de maneira a geral, confira.

Antibiótico natural

O alecrim também pode ser consumido na sua forma de óleo essencial, muito recomendado pela sua ação antibiótica. Ele consegue interagir com a membrana das bactérias e impedir seu desenvolvimento.

Sua maior eficácia é no tratamento de possíveis infecções urinarias, ajudando também na prevenção.

Conheça também sobre o Chá de Amora.

Circulação sanguínea

Com propriedades anticoagulantes, sua ação na corrente sanguínea é parecida com a aspirina, melhorando nosso fluxo de sangue.

Além disso, consegue trazer mais disposição ao nosso dia a dia.

Controla a retenção de líquidos

Por ser um diurético natural, consegue aumentar a produção de urina e evita retenção de líquidos por parte do corpo. Ajuda assim, a eliminar possíveis toxinas, melhorando a saúde de rins e fígado.

Vale lembrar que, seu consumo deve ser feito de modo moderado, evitando o desequilíbrio natural do corpo.

Ajuda o fígado

Contém alta concentração de fenólicos, agindo como antioxidante natural para o fígado. Pode evitar possíveis doenças e causar uma melhoria contínua no órgão se consumido regularmente.

Digestão

Muito conhecido por ajudar na melhora da digestão, é sempre recomendado tomar logo após as refeições, ajudando no esvaziamento da vesícula. Sendo assim, é importante tomar sempre após o consumo de comidas pesadas e gordurosas, melhorando na digestão.

O que ocorre é que, a bile que é liberada pela vesícula, vai ajudar na digestão desses alimentos gordurosos.

Combate ao câncer

Por conter antioxidantes, consegue neutralizar a ação de alguns radicais livres, que geralmente provocam mutações nas células. Exemplos de antioxidantes presente no chá de alecrim são os ácidos rosmarínicos e os ácidos cafeicos, esses especiais para a redução de câncer de mama.

Tratamento capilar

Muitas pessoas também utilizam o chá de alecrim para melhorar a saúde do cabelo. Ele consegue fortalecer os fios e combater o excesso de oleosidade. Deve ser passado juntamente com o couro cabeludo, eliminando também possíveis caspas.

Como fazer o chá de alecrim

Sabendo de seus grandes benefícios ao corpo humano e a facilidade de obter seus ramos para preparar um chá, a seguir ensinaremos passo a passo como você prepara seu chá de alecrim.

Ingredientes

  • 500 ml de água;
  • 1 ramo de alecrim.

Modo de preparo

  • Ferva os 500 l de água;
  • Lave o ramo de alecrim e introduza na água fervida;
  • Tampe o recipiente e espere por 10 minutos;
  • Após isso, coe e beba em temperatura morna.

Devemos sempre evitar acrescentar açúcar no chá.

Chá de Alecrim

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do chá de alecrim não são tão expressivos para a população em geral, se tomado de maneira regular. Porém, há pessoas que podem desenvolver alergias e problemas estomacais, tendo que interromper a bebida imediatamente.

Vale lembrar que, deve-se beber no máximo duas xícaras ao dia, evitando o excesso e futuros problemas no estômago.

Sabendo de seus enormes benefícios e as ajudas ao corpo humano, o chá de alecrim, mesmo assim, não deve ser substituído por nenhum medicamento. Qualquer dúvida ou incômodo com sua ingestão, deve ser comunicado a um médico.

Como cultivar alecrim em casa

Para quem quer cultivar o alecrim em casa para sempre utilizar em chás ou tempero, a erva é bastante simples de cuidar e de plantar. Basta fazer pequenas estacas dos ramos mais grossos e fixar na terra.

É uma planta que não necessita de muita água e gosta de um espaço com ventilação e sol. Pode ser plantada em vasos pequenos e ter na janela de sua cozinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.