Amora

Chá de Amora: benefícios e como fazer

O chá de amora é feito através das folhas de seu pé, ou até mesmo com o fruto. Não é tão comum como os tantos outros chás mas contém propriedades que beneficiam bastante o corpo humano. As propriedades mais conhecidas são em relação a ajuda na menopausa e no emagrecimento.

Achar um pé de amora em quintais espalhados pelo Brasil não é um trabalho muito difícil, o que torna bastante acessível esse tipo de bebida. Nessa publicação, explicaremos todos os benefícios e como fazer o chá de amora da maneira correta.

Chá de amora

Benefícios do chá de amora

Os benefícios do chá de amora são conhecidos desde muito tempo, utilizado em diversos países pelo mundo. Suas propriedades medicinais com o passar do tempo começaram a serem exploradas e foram ajudando em diversos tratamentos.

Rica em antioxidantes e diversas vitaminas, vale a pena fazer seu consumo de maneira gradual. A seguir, citaremos diversos benefícios que o chá de amora possui.

Prevenção da anemia

O chá de amora contém bastante ferro em suas propriedades, combinado com a vitamina C. Essas propriedades são fundamentais para quem sofre com problemas de anemia.

Para que ocorra uma boa absorção de ferro para o corpo humano, é necessário haver uma combinação com a vitamina C, podendo ser encontrada no próprio chá ou em combinações com laranja, entre outros alimentos.

Proteção dos ossos

Contém diversos nutrientes que auxiliam na saúde óssea do nosso corpo, como o manganês, magnésio e o potássio. É recomendada para quem sobre com problemas em ossos e fraqueza.

Vale lembrar que, um chá de amora contém até 20 vezes mais cálcio que um copo de leite, enfatizando suas ótimas propriedades.

Veja também sobre o Chá de Camomila.

Redução dos sintomas da menopausa

O chá de amora é rico em uma propriedade chamada fitormônios, que contém uma função semelhante ao estrogênio no corpo humano. Através disso, consegue combater os clássicos sintomas da menopausa.

Consegue auxiliar em sintomas como a insônia, ondas de calor, alteração de humor, entre outras coisas. Sendo assim, é bastante procurado por mulheres que estão no começo dessa fase.

Tratamento e prevenção das diabetes

Por ajudar no controle de glicose no sangue, se tornou um grande aliado na prevenção e no controle de diabetes. Isso tudo, graças ao composto chamado 1-desoxinojirimicina, que consegue diminuir a absorção de açúcar após as refeições.

Sendo assim, é bastante eficaz no controle dessa doença. Ao aumentar a taxa de glicose no sangue, o corpo precisar produzir mais insulina, podendo prejudicar o pâncreas. Vale a pena consultar um médico ou um nutricionista para maiores recomendações em relação ao chá de folha de amora.

Como fazer chá de amora

Para preparar o chá de amora da maneira mais correta possível, deve-se utilizar o método da infusão. Utilizaremos apenas as folhas do pé de amora nesse caso. A seguir, explicaremos a receita do chá de amora:

Ingredientes

  • 300 ml de água;
  • 5 folhas de amora.

Modo de fazer:

  • Ferva os 300 ml de água e desligue o fogo;
  • Introduza na água as 5 folhas de amora e tampe o recipiente por 10 minutos;
  • Após realizado a infusão, coe e consuma na temperatura morna;
  • Evita acrescentar açúcar no chá.
Benefícios do Chá de Amora

Chá de amora para emagrecimento

Uma pergunta bastante feita pelos amantes desse chá, é sobre seus benefícios em relação ao emagrecimento.  Realmente o chá de amora ajuda quem está buscando perder peso, pois é capaz de inibir até certo ponto a absorção de carboidrato.

Isso ocorre através da 1-desoxinojirimicina, presente na folha do pé de amora, que atua na inibição da digestão dos carboidratos. Sendo assim, diversos carboidratos em nosso corpo não se transformam em glicose.

Vale lembrar que, a ingestão do chá deve estar associada também com a prática de exercícios físicos e com uma boa alimentação, sendo assim, aumentando a probabilidade de obter bons resultados.

Contraindicações e efeitos colaterais

Em relação aos efeitos colaterais existentes no chá de amora, apenas devemos ter atenção para as pessoas que sofrem com hipoglicemia. Por conter uma propriedade que diminui a açúcar no sangue, pode haver problemas para esses tipos de pessoas.

Atenção também para as reações alérgicas. Não é tão raro encontrar pessoas que tenham alergia a folha de amora, e nesses casos, evite consumir o chá.

De modo geral, os efeitos colaterais não são tão fortes, porém vale lembrar que consumir de modo excessivo pode prejudicar, como qualquer outro chá. Beba sempre com orientação médica e, caso sinta algum incomodo, interrompa imediatamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.