Camomila

Chá de Camomila e seus benefícios para o corpo humano

A camomila é uma planta bastante conhecido no mundo todo e seu chá é feito a partir de suas flores. O chá de camomila contém diversos benefícios para o corpo humano e seu consumo pode ser feito diariamente.

Sua venda é bastante comum e seus benefícios são estudados diariamente, sendo bem explorados no Brasil. Tomar um chá de camomila para dormir é uma prática bastante normal entre a população.

Nessa publicação falaremos um pouco mais sobre essa erva e os benefícios que o chá de camomila pode nos proporcionar. Se você quiser diminuir o estresse, ter um sono melhor e também uma maior imunidade, fique conosco.

Chá de Camomila

Benefícios do chá de camomila

O chá de camomila contém diversos benefícios ao corpo humano, sendo um de seus principais o poder de relaxamento após um dia cansativo. Tudo isso, apenas com o consumo de uma xícara de chá que pode ser preparada rapidamente.

A seguir, listaremos alguns benefícios do chá de camomila em nosso corpo.

Alivio de estresse e ansiedade

Um dos benefícios mais procurados no chá de camomila é em relação ao alívio do estresse. Após cansativos trabalhos ou desgaste emocional, o chá de camomila proporciona um excelente relaxamento.

Isso ocorre através do aumento dos níveis de serotonina e da melatonina em nosso corpo, são hormônios capazes de combater o estresse e a ansiedade.

Ótima ajuda no sono

Bastante recomendado durante a noite, principalmente antes de dormir, o chá consegue melhorar a sua qualidade do sono e diminuir as dificuldades para quem tem problemas com o sono ou até mesmo apneia.

Na camomila é encontrado o antioxidante apigenina, que tem a capacidade de se conectar aos receptores do cérebro, reduzindo a insônia e aumentando a qualidade do sono.

Leia também sobre o Chá de Canela.

Melhora na digestão

Auxilia na regulagem do intestino por conter propriedades anti-inflamatórias, ajudando na eliminação de gases e auxiliando nos fluxos intestinais.

É recomendado também, tomar uma xícara quando se sentir “cheio”, podendo servir como um relaxante e diminuir os incômodos.

Prevenção de câncer

Por conter antioxidantes, foi constado que a apigenina consegue atuar no combate às células cancerígenas, especialmente no câncer de útero, próstata, pele e mama. Esse é um ponto bastante importante e relevante em relação aos benefícios da camomila.

Longevidade

Pesquisas apontam que, cerca de 30% das pessoas que fazem o consumo do chá de camomila diariamente, tem seu risco reduzido em relação a mortes prematuras. Esse estudo aconteceu em uma universidade dos Estados Unidos.

Vale lembrar que, estando mais relaxado e com uma menor quantidade de estresse e ansiedade, é natural seu corpo ter um melhor autocontrole e diminuir doenças como derrames e pressão alta.

Chá de Camomila

Como fazer chá de camomila

Para fazer chá de camomila a receita é bastante simples e demanda pouco tempo. A seguir, falaremos a respeito dos ingredientes e do modo de preparo correto:

Ingredientes:

  • 300 ml de água;
  • 2 colheres de camomila.

Modo de preparo:

  • Ferva a água e adicione a camomila;
  • Tampe o recipiente e espere por 10 minutos;
  • Após ocorrer a infusão, coe e beba em temperatura morna.

Vale lembrar que, pode-se acrescentar outras ervas para mistura. Não recomendamos introduzir açúcar, deixando o chá com menos caloria.

Dicas na compra da camomila

Uma dica bastante interessante é sobre o momento da compra da camomila. Existem diversas opções para compra, a maioria delas em pequenos saquinhos. Vale a pena observar a composição da erva.

Existem pequenas flores que devem estar conservadas, com o aroma tradicional da camomila. É muito comum as plantas estarem danificadas e velhas, prejudicando a qualidade do chá.

Contraindicações e cuidados

Os únicos cuidados que devemos ter ao ingerir o chá é em relação a quantidade. Não há nada provado que o chá pode trazer efeitos colaterais em seus usuários, porém, o uso de maneira excessiva pode desregular o sistema digestivo e acarretar náuseas e vômitos.

No mais, o uso é sempre recomendado para um consumo regular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.