Cavalinha

Chá de cavalinha: como fazer e seus benefícios

A cavalinha é uma planta que recebe esse nome devido a sua semelhança do seu caule com uma cauda de cavalo. Em relação ao chá de cavalinha, é um chá muito nutritivo e pode ser preparado através do seu extrato seco ou até mesmo através de cápsulas.

Por ser um excelente diurético, é normalmente associado a diversos tratamentos de pedras nos rins e infecções urinárias. Além disso, contém componentes como o potássio e fósforo, e os desejados derivados do silício, que ajudam na elasticidade da pele. Nessa publicação, comentaremos sobre seus diversos benefícios para o corpo humano e como fazer chá de cavalinha da maneira correta.

Chá de cavalinha

Benefícios do chá de cavalinha

Como já comentado, os benefícios do chá de cavalinha podem auxiliar bastante o corpo humano em diversos aspectos. Suas propriedades naturais sempre devem ser observadas e quaisquer dúvida deve-se consultar um especialista. A seguir, colocaremos uma lista com os diversos benefícios que podemos encontrar no chá de cavalinha:

  • Efeito diurético;
  • Auxiliar no tratamento da osteoporose;
  • Diminuí o fluxo menstrual excessivo;
  • Ajuda em infecções urinárias;
  • Favorecimento da elasticidade da pele;
  • Saúde do cabelo;
  • Auxilia o emagrecimento;
  • Prevenção de hemorragias no estômago;
  • Tratamento de fraturas.

Podemos observar que seus benefícios são grandes e, realmente, vale a pena consumir o chá. Os estudos de suas propriedades sempre são atualizados e um médico sempre pode te ajudar ainda mais sobre os benefícios dessa planta.

Como fazer chá de cavalinha

O chá de cavalinha é bem fácil e rápido de ser feito, sendo os talos da planta a parte mais utilizada na produção do chá. A seguir, demonstraremos a maneira correta de preparar.

Ingredientes

  • 1 xícara de água
  • 1 colher de cavalinha

Modo de fazer

Ferva a água e introduza a cavalinha logo em sequência, com o fogo já desligado. Tampe o recipiente e espere por 10 minutos. Após isso, coe e consuma.

Vale lembrar que, o recomendado é tomar no máximo 3 xícaras por dia, para evitar problemas. Sabemos também que ocorre o consumo de cavalinha por cápsulas, essas devem ser descritas por médicos.

Conheça também sobre o Chá de Romã.

Chá de cavalinha emagrece?

Uma pergunta bastante realizada sobre o chá de cavalinha é sobre sua ajuda no emagrecimento. Podemos dizer que existe relação sim, pois o chá contém ação diurético, contribuindo para a perda de água em nosso corpo.

A perda de água irá ajudar você a perder peso, porém não a perder gordura. Do mesmo modo que seus antioxidantes, que elimina as toxinas do organismo.

Deve-se considerar a prática de atividades físicas e uma dieta balanceada para melhores resultados para perda de peso, incluindo a perda de gordura.

Como cultivar cavalinha em casa?

O cultivo de cavalinha em casa é bastante simples, sendo necessário apenas um canteiro. Deve-se molhar sempre o pé e procurar um local que bata sol. Para preparar um chá com bastante qualidade, colha sempre talos saudáveis e grandes.

Contraindicações e perigos

Em relação as contraindicações ao uso do chá de cavalinha, elas estão focadas para quem tem insuficiência renal, devido ao seu grande efeito diurético. A recomendação é sempre de consultar um médico antecipadamente.

Outro perigo é em relação ao tanino presente no chá, pode irritar o estômago e prejudicar quem sofre com úlceras e gastrites. Principalmente aqueles que fazem o uso de remédio controlado, devem evitar o chá e consultar um especialista para melhores informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.