Eucalipto

Chá de Eucalipto: benefícios e para o que serve

O chá de eucalipto é bastante tradicional em diversas regiões do Brasil, sendo recomendados em tratamentos de infecções respiratórias e como um ótimo expectorante.

Os pés de eucalipto são encontrados em praticamente todos os estados, podendo chegar até 90 metros de alturas. Suas folhas finas e pequenas são as responsáveis pela produção do chá com ótimos benefícios ao corpo humano. A seguir, comentaremos sobre os diversos benefícios do chá de eucalipto para o corpo humano e como fazer em casa.

Para que serve o chá de eucalipto

Com diversas propriedades em suas folhas, o chá de eucalipto possui algumas propriedades bastante interessantes para o corpo humano, iremos lista a seguir:

  • Ação expectorante
  • Ação anti-inflamatória
  • Descongestionamento das vias aéreas superiores
  • Dores de garganta
  • Antimicrobianas

Benefícios do chá de eucalipto

Conhecendo as diversas propriedades do eucalipto, muitos estudos focaram em sua ação benéfica aos pulmões.

Conta a asma

Para quem sofre de asma, a recomendação do chá de eucalipto é bastante comum. Uma das suas ações é dilatar os brônquios, ajudando na respiração e diminuindo a falta de ar. Esses alívios nos problemas respiratórios favorecem o seu consumo, sempre aliado ao acompanhamento médico.

Leia também sobre o Chá de Alecrim.

Melhora na respiração

Seja com a inalação das folhas ou através do chá, o eucalipto é um ótimo aliado para a respiração. Com os componentes como o eucaliptol e o citronelol, conseguem descongestionar e deixar as secreções mais fluídas.

Inalação das folhas de eucalipto

Uma ótima opção de aproveitar as propriedades das folhas de eucalipto é através da inalação das mesmas. Basta amassar as folhas e colocar em um recipiente com água quente.

Após isso, aproxime-se do recipiente e respire o vapor liberado, com cheiro típico de eucalipto. Essa inalação deve durar no máximo 10 minutos e é ótima como expectorante.

Como fazer o chá de eucalipto

Para entender como fazer o chá de eucalipto é necessário entender o princípio da infusão, no qual as folhas não são adicionadas juntamente com a água para ferver. Isso faz com que prejudique seus nutrientes e acabe diminuindo a qualidade do chá.

A seguir, mostraremos a maneira correta de preparar um chá de eucalipto para consumir.

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  • Cerca de 10 folhas picadas de eucalipto.

Modo de preparo

  • Ferva os 200 ml de água;
  • Introduza as folhas de eucalipto picadas e tampe o recipiente;
  • Espere por 10 minutos e coe logo em seguida.

Para beber, espere o chá ficar em temperatura morna e consuma por 2 vezes ao dia. Evite acrescentar açúcar no chá, podendo prejudicar a qualidade do mesmo.

Benefícios do Chá de Eucalipto

Contraindicações e efeitos colaterais

Basicamente as contraindicações no uso do chá de eucalipto estão relacionadas ao seu consumo em excesso. O consumo excessivo pode acarretar desde falta de ar ou até mesmo problemas estomacais.

Também é recomendado evitar o consumo do chá ou a inalação das folhas para crianças menores de 12 anos, que são mais propícias a contraírem alergia. Realizar um consumo consciente, de maneira controlada, é uma das principais etapas para poder absorver os nutrientes do chá de eucalipto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.