Muito conhecido da culinária de diversos países, as folhas do louro são responsáveis para preparar um nutritivo chá, como o chá de louro. Essa planta medicinal pode ser encontrada em diversos mercados e lojas de produtos naturais, podendo ser utilizada também como tempero em diversos pratos.
Muito presente em temperos e pratos, a folha de louro pode ser colhida durante todo o ano, sendo seus pés atingindo a altura de até 10 metros. Nessa publicação falaremos a respeito dos benefícios do chá de louro e como preparar um excelente chá.
Benefícios do chá de louro
As folhas de louro ou até mesmo o chá de louro contém enormes benefícios ao corpo humano, sendo associado como um grande parceiro para o dia a dia. Seu consumo controlado e constante pode auxiliar em problemas digestivos e no estresse. A seguir, falaremos sobre alguns de seus benefícios.
Contra a diabetes
Por conter polifenóis, os mesmos são oxidantes que ajudam no controle dos níveis de glicose e colesterol no sangue. Sendo assim, é um ótimo auxiliar para pessoas que convivem com essa doença.
Além disso, as doenças cardiovasculares também reagiram com melhores após o consumo controlado do chá.
Tratamento de feridas
Utilizar o extrato das folhas de louro sob feridas pode ser considerado um excelente tratamento. Através disso, podemos diminuir inflamações e possíveis complicações de feridas. Vale lembrar que, esse método é utilizado a bastante tempo.
Benefícios para o estômago
Servindo para ajudar na digestão e no controle dos gases, o chá de louro se tornou bastante comum associado a esses benefícios. O método para preparar o chá corretamente deve ser por meio da infusão.
Saiba dos benefícios do Cravo da Índia.
Diurético
Por ajudar a hidratar o organismo e diminuir a retenção de líquidos, pode ser associado com efeitos diuréticos. Ocorre um melhoramento no sistema urinário por completo.

Como fazer chá de louro
Com excelentes benefícios e grande auxiliar nos problemas de má digestão, o chá de louro é bem simples de ser preparado. A seguir, falaremos como deve ser realizado seu preparo de uma maneira que conserve a maioria de suas propriedades das folhas.
Ingredientes
- 300 ml de água;
- 4 folhas de louro.
Modo de preparo
- Ferva os 300 ml de água;
- Desligue o fogo e introduza as folhas de louro;
- Aguarde por 5 minutos e coe seu chá.
Não é recomendado adoçar seu chá e nem fazer o consumo das folhas in natura. Além disso, o consumo consciente é importante.
Uso do louro na cozinha
Com um sabor bastante conhecido e agradável, encontrar folhas de louro em diversos pratos não é algo raro. A folha de louro além de trazer um excelente tempero para seu prato, pode auxiliar na diminuição do inchaço abdominal.
Vale lembrar que, não é recomendado a ingestão das folhas de louro. Deve-se utilizá-las nos pratos durante o preparo e, posteriormente, fazer a remoção de todas.
Contraindicações e perigos
O consumo do chá de louro não é recomendado para crianças menores de 6 anos e mulheres gestantes ou em fase de amamentação. Algumas de suas propriedades podem complicar a gravidez e ocasionar o aborto.
Outro efeito colateral com o consumo em excesso do louro é a sonolência. Por ter um efeito calmante, o excesso de seu chá pode prejudicar o rendimento e as atividades da pessoa durante o dia.
Um outro efeito do chá de louro é em relação a diminuição dos níveis de açúcar no sangue, podendo influenciar em tratamentos, em quem faz uso de remédios controlados. Seu consumo exagerado pode prejudicar a saúde dessas pessoas.
Sendo assim, recomendamos a consulta de um nutricionista antes do consumo do chá de louro, podendo assim, absorver os melhores benefícios dessa planta medicinal.