Mate

Chá mate e seus benefícios para a saúde

Muito famoso na região sul do Brasil e em diversos outros países, o chá mate é produzido através de uma erva chamada erva-mate. Para a produção do chá, são utilizados as folhas e o caule da planta.

Suas concentrações de cafeína são um dos fatores que mais intensificam seu consumo, além das diversas propriedades relacionadas aos seus minerais e vitaminas. É bastante recomendado o consumo do chá logo pela manhã ou após o almoço, aumentando a disposição e a concentração. Nessa publicação, iremos tratar a respeitos dos benefícios do chá mate para o corpo humano e como fazer um de maneira correta.

Benefícios do chá mate

Os benefícios do chá mate são conhecidos por grande parte da população. Os estudos na área aumentam todo o ano, visto que, seu consumo é bastante grande em diversas regiões do mundo.

Englobando os diversos benefícios já estudados, podemos comentar sobre alguns:

  • Auxílio no emagrecimento: por conter ação termogênica, o chá pode ser um ótimo auxiliar para o emagrecimento. Além disso, consegue melhorar a saciedade de alimentos, diminuindo a vontade de comer. Tem a capacidade de diminuir a formação de gordura visceral.
  • Disposição: por conter cafeína, o chá mate pode aumentar sua disposição no dia a dia, aumentando seu rendimento no trabalho ou no estudo. Tomar logo de manhã ou após o almoço, pode fazer bastante diferença.
  • Diminuição do colesterol: consegue diminuir a absorção de gordura dos alimentos por conter saponinas em sua composição. Há bastante recomendação médica como um processo complementar no tratamento.
  • Melhorar capacidade cognitiva: melhorando sua concentração, atenção e pró-atividade, é bastante recomendado para pessoas que se distraem fácil ou que tem dificuldades em concentrar.

Como fazer chá mate

O preparo do chá mate é bem fácil e pode ser combinado com temperos adicionais. A seguir, comentaremos como fazer chá mate da maneira correta.

Ingredientes

  • 300ml de água
  • 1 colher de folhas de erva-mate

Como fazer

Ferva os 300ml de água e desligue o fogo. Introduza as folhas de erva-mate logo em sequência e tampe o recipiente. Após 5 minutos, coe o chá e tome quando o mesmo estiver na temperatura morna. Vale lembrar que seu consumo deve ser controlado e evitado o acréscimo de açúcar.

Chá mate tem cafeína?

Uma pergunta bastante realizada em relação ao chá mate é sobre sua concentração de cafeína. Realmente, o chá mate contém cafeína e sua concentração pode variar de acordo com a região que é plantado.

Conheça também sobre o Chá de Cavalinha.

Outra coisa bastante interessante é que, ao ser consumido no chimarrão, o poder da cafeína pode ser ainda mais forte. Fato é que, quando comprado em mercados, o mate passou por um processo industrial e foi torrado, perdendo bastante as propriedades.

Como exemplo, um chimarrão de 100 ml pode conter entre 29 a 89 ml de cafeína, já em um chá industrializado, o valor ficar próximo de 7 ml de cafeína.

Como fazer chimarrão

Bebida muito consumida na região sul do Brasil e em diversos países da América do Sul, o chimarrão é feito a partir da erva-mate. O preparo acontece em um recipiente chamado cuia, que consegue preservar a temperatura do líquido.

Benefícios do chá mate

Para beber o chimarrão, é utilizado uma “bomba” que serve como canudo, que filtra o líquido antes de ser puxado. O preparo do chimarrão deve ser feito através de dois terços da cuia completas com erva-mate e o restante com água bem quente. Após isso, introduzir a bomba e tomar o líquido misturado enquanto estiver quente.

Efeitos colaterais do chá mate

O chá mate não é recomendado para crianças menores de 12 anos e grávidas, e além disso, seu consumo por parte de quem sofre com insônias, pressão alta e muita ansiedade, deve ser acompanhado de um médico. Seu alto teor de cafeína no chá pode agravar esses problemas.

Um ponto bastante importante a ser levado em conta, é em relação a diminuição do açúcar no sangue para os diabéticos, seu consumo deve ser informado ao médico responsável para melhores orientações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.