Agro e Campo

Como cuidar de uma terrário

Como montar terrários

A montagem de um terrário exige, basicamente, um recipiente de vidro (aberto ou fechado), terra, musgos, pedras ou cascalhos e as plantas escolhidas. O vaso pode ser novo, mas a montagem fica ainda mais charmosa com o reaproveitamento de materiais como aquários, redomas potes e até taças!

Lave o reservatório e acrescente na seguinte ordem: as pedras e cascalhos, o musgo e a terra. Em seguida, plante as espécies escolhidas e regue com pouca água. As versões áridas (com cactos e outras plantas de tempo seco) devem ser instaladas em um recipiente com abertura. Por outro lado,as espécies úmidas (como samambaias e begônias) devem ficar em um ambiente fechado. O vaso deve ser profundo o suficiente para o desenvolvimento das raízes e é importante escolher plantas que tenham necessidades parecidas.

Cuidados com os terrários

Os terrários são estruturas muito fáceis de manter. Os ecossistemas fechados não precisam ser regados, enquanto os aberto precisam receber água cerca de uma vez por mês. É preciso escolher um local com iluminação adequada, de acordo com as necessidades das plantas daquele ecossistema. 

Um cuidado fundamental é o de retirar dos terrários plantas que apresentem fungos, mofos e outras doenças. As plantas que estiverem murchas também devem ser retiradas. Ocasionalmente, também pode ser interessante abrir o terrário para que ele ventile. Isso deve ser feito principalmente se houver manchas de condensação de água nas paredes.

Plantas na decoração

Muito mais do que elementos decorativos, ter plantas na decoração ajuda a criar um clima de tranquilidade e aconchego. Isso traz bem-estar e um pouco de contato com a natureza. Com isso em mente, os terrários ou as air plants, são ideais para quem não tem tempo ou espaço para cultivar um jardim extenso, sem deixar de lado todos os benefícios que as plantas podem trazer para o dia a dia!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.