Agro e Campo

Como Cultivar Petúnias em casa

Petúnia é uma erva nativa da América do Sul que hipnotizou o mundo com suas cores. Ele vem da família das beladonas e é parente do tabaco, mas é conhecido por suas pequenas flores que vêm em uma variedade de cores como azul, rosa, roxo, laranja, vermelho e branco.

Como prefere climas mais frios e temperaturas mais amenas, é uma planta bem adaptada na Europa continental – aqui se dá bem no sul do Brasil e países vizinhos, principalmente a Argentina. Apesar de intolerantes ao calor, as petúnias gostam de muita luz e devem crescer ao sol para florescer vigorosamente.

Ideal para canteiros ou bordaduras de jardins, pois as plantas não crescem muito (altura máxima 30 cm). Também é anual, o que significa que murcha após a floração no verão e não deve florescer depois disso. Portanto, é considerada uma fábrica de ciclo curto.

Portanto, a melhor maneira de tirar o máximo proveito das petúnias é investir em sementes. As pessoas que gostam de semear, usam esta flor para resultados rápidos. Você pode comprar essas sementes online e plantá-las em vasos ou caixas. “A petúnia é uma planta de crescimento muito rápido.

Você pode ver os primeiros botões florais se formarem menos de três meses após a semeadura. Do meio ao fim da vida, a petúnia é uma flor desabrochando”, explica o paisagista Luciano Zanardo. O ideal é plantar petúnias no outono e inverno para que floresçam na primavera e no verão.

Também é importante que o solo seja drenável e rico em matéria orgânica. Vale a pena misturar o solo, construir areia e adicionar cascas de ovos, frutas ou até farinha de ossos – esses materiais naturais compõem a matriz e ajudam o solo a se tornar mais fértil.

Como gosta de um substrato húmido, deve regar 2 a 3 vezes por semana durante as estações mais frias e todos os dias no verão (especialmente quando a temperatura é mais quente). “A drenagem é essencial, é preciso regar e cuidar para que a água não se acumule no vaso”, alerta o jardineiro. Para garantir que ela cresça forte (especialmente se estiver crescendo em vaso), vale a pena um fertilizante químico mensal, NPK 10-10-10.

Cuidado com as pragas, elas podem fazer com que as plantas percam a vitalidade. O mais comum desta espécie é o ácaro. “É fácil ver isso – uma fina teia aparece nas folhas e está ficando mais densa. Se você não agir, as folhas secarão e a planta morrerá. Para o tratamento, você pode usar alguns dos produtos acaricidas em mercado”, dirigido por Luciano Zanardo.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.