Por conta de alguns gatos fora do padrão, os Persas ganharam fama de terem a saúde frágil. Mas há um cuidado básico necessário que o tutor deve ter para garantir a saúde do animal. “É muito importante oferecer alimentação super premium. A boa saúde começa pela alimentação. Sem os devidos cuidados e devido ao tamanho e formato de seus olhos, os persas podem apresentar lacrimejamento excessivo, problemas odontológicos e de pele” diz.
Alguns problemas comuns aos gatos Persas são os relacionados à visão, problemas odontológicos, renais, respiratórios e dermatológicos.
Os cuidados, além da alimentação, são os básicos para qualquer gato. A frequência vai depender de indivíduo para indivíduo. Veja alguns itens para prestar atenção:
- escovação do pelo
- corte das unhas
- limpeza de orelhas e olhos regularmente
- oferecer água sempre limpa e fresquinha
“Não há dúvidas que essa manutenção quando feita diariamente, contribua para que os gatinhos estejam sempre impecáveis e livres de problemas como nós e manchas na região dos olhos, causadas por lacrimejamento excessivo”.
Temperamento
Os gatos Persas são silenciosos. Vocalizam muito pouco e quando o fazem, seus miados são muito curtos e baixos. São extremamente meigos e carinhosos, apegam-se com muita facilidade ao dono. Quando filhotes são brincalhões e muito fofos. Depois de adulto, tendem a ficar muito tranquilos. São muito companheiros e convivem facilmente com outros animais.
Apesar de alguns terem fama de rabugentos, muitos amam abraços e lambeijos.
O mais importante para ter em mente é: se você quer ter um gato Persa, você deve ter tempo para seu gatinho. E sempre ter em mente que o gato manda na casa. “O Persa precisa de tempo e de atenção, pois gosta de dar e receber carinho. Precisa de um ambiente seguro, impedindo acesso à rua ou mesmo casa do vizinho” finaliza.