Agro e Campo

Hamster: saiba como cuidar de um

Como escolher a gaiola adequada?

Primeiramente, devemos nos certificar do ambiente em que o hamster irá viver. Existem diversos modelos de gaiola disponíveis no mercado, desde os mais simples, até os mais completos, com túneis e outras alternativas de entretenimentos que o pet adora. 

Na hora da escolha, não existe certo e errado, mas sim o melhor para o hamster. Devemos ter em mente que a gaiola será o lar do bichinho e deve ser o mais aconchegante possível, além de contar com brinquedos e outras distrações, visando deixá-lo confortável. Gaiolas muito pequenas não são indicadas, porque limitam muito o espaço do hamster podendo deixá-lo estressado. 

Algumas pessoas gostam de deixar o hamster solto pela casa, porém essa prática não é aconselhada. Os roedores normalmente se escondem atrás de geladeira – ou outros locais de difícil acesso – e roem os fios dos eletrodomésticos, correndo o risco de serem eletrocutados. Por isso, a melhor opção e também a mais segura é mantê-los dentro da gaiola quando não estiverem sob supervisão.

Brinquedos para hamster

Os brinquedos fazem parte da vida de todos os pets, seja para distração ou estímulo mental e físico, e isso não é diferente com os hamsters. Alguns, como o gira-gira, da marca Bragança, são essenciais e não servem apenas como distração para o pet, mas sim para exercício diário. Estes exercícios são importantes para evitar que ocorra paralisia dos membros – já que fortalecem suas musculaturas. 

Cuidados com a higiene do hamster

A higiene do hamster é fundamental para evitar que malefícios, como germes e parasitas, atinjam o pet. A limpeza da gaiola e dos acessórios é essencial e deve ser feita pelo menos a cada duas semanas. 

Assim como os acessórios de outros pets, a limpeza deve ser feita com água e sabão/ detergente neutro, tomando o cuidado para não deixar nenhum resíduo na gaiola – o que poderia causar reações alérgicas no pet. Ainda assim, caso ele apresente alguma reação, entre imediatamente em contato com um médico veterinário de sua confiança. No dia da limpeza, monte uma espécie de “chiqueirinho” e deixe-o se divertir.  

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.