Uma das plantas medicinais mais usadas nas casas pelo Brasil, a hortelã pimenta tem diversas propriedades que trazem muitos ganhos e benefícios para o corpo humano. Com uso em tratamentos de estômago, enjoos e enxaquecas ela pode ser encontrada na sua forma natural, em pequenos sachês ou em óleos.
Seu plantio é bem simples e podemos encontra-la em várias feiras espalhadas pelo pais. Seu nome cientifico é Mentha piperita e contem como característica marcante, seu cheiro forte.
Benefícios da Hortelã-pimenta
A seguir, listaremos diversos benefícios da hortelã pimenta em nossas vidas, de maneira simples e transparente.
- Benefício contra tosse e resfriado: o recomendado nesse caso é a ingestão de chá de hortelã pimenta, que ajudará no descongestionamento nasal e a diminuir possíveis irritações na garanta.
- Mau hálito: com cheiro bastante característico, a ação antisséptica da hortelã combate o mau hálito e bactérias que podem gerar cáries. Existem diversos cremes dentais relacionados a isso.
- Gastrite, vômitos e problemas no estômago: com propriedades de alívio de dores estomacais, a hortelã pode ser tomada através de chá puro ou com combinações. Causa sensação de controle e conforto na região.
- Dor de cabeça: com poder de relaxamento e diminuição do stress, o chá de hortelã ou seu óleo, podem auxiliar no controle de dores de cabeça relacionadas ao stress e ao cansaço.
- Diminuição de inchaço: ajudando na circulação sanguínea, o consumo do óleo de hortelã pimenta ou seu chá, pode ajudar a diminuir inchaços no corpo, combinado com uma boa alimentação.
Vale lembrar que, todas as dicas devem ser levadas em conta e observadas as indicações médicas pessoais. Informamos que o consumo da hortelã de maneira descontrolada pode trazer malefícios ao corpo humano.

Para que serve
Com o passar do tempo a hortelã pimenta foi ganhando espaço nas diversas áreas de indicações, contendo propriedades muito positivas. Com estudos comprovados, utiliza-la no controle de resfriados, como descongestionante, é um dos usos mais comuns.
Além disso, com propriedades que ajudam na diminuição de vômitos, enjoos, dores no estômago, é um ótimo auxiliador da regulação estomacal.
Resumindo, as propriedades da hortelã pimenta ganham espaço a cada dia, trazendo muitos benefícios para o corpo humano. Além dos citados, não podemos esquecer sua ação antioxidante, bastante explorada em óleos para a pele.
Contraindicações
As principais contraindicações da hortelã pimenta são para as crianças. Com um cheiro forte, não é recomendado utilizar óleos da hortelã em regiões como pescoço e numa de crianças menores de 5 anos, podendo causar alergias e irritações por conta do cheiro.
Além disso, no período de amamentação, a mãe deve evitar consumir o chá, óleo ou cápsulas da hortelã pimenta pois o gosto pode passar para o leite nesse período. Sendo assim, pode haver uma rejeição do bebê e complicações.
Receitas que combinam com a hortelã pimenta
Para quem procura combinações com a hortelã pimenta, combina-la com sucos, pratos e diversos temperos, é bem fácil.
A hortelã pimenta por ter um gosto bastante agradável e forte, é muito utilizada nos famosos sucos detox, temperos de carnes e sopas, entre outras coisas.
As utilizações da hortelã em diversos chás dão fama a essa erva muito presente no nosso cotidiano. Presente em diversos chás, sejam eles naturais ou em sachês, as propriedades da mesma atraí consumidores a procura de saúde e bem-estar.
Vale a pena experimentar um suco de hortelã com abacaxi, um chá de hortelã pimenta com gengibre, entre outras diversas receitas. Recomendamos utilizar a hortelã pimenta no tempo de carnes de porco!
Óleo essencial de hortelã pimenta
Através da destilação a vapor da folha da planta, consegue-se extrair um óleo que tem grande valor comercial. Seus benefícios são variados e muito pesquisados nos dias de hoje.
Esse óleo pode ser consumido ou passado sobre a região em tratamento.
Como ter em casa a hortelã pimenta
A hortelã de modo geral, é uma erva bastante simples de ser cultivada e praticamente nasce em todos os cantos. Com a hortelã pimenta não é diferente, crescendo em qualquer espaço de terra ou até mesmo pequenos vasos.
Por ser de fácil crescimento, é comum encontrar em diversas casas pelo Brasil e mundo. O plantio é bastante simples e não precisa de cuidados especiais, se adaptando bem em muitos ambientes. O sol é um fator importante, procure sempre plantar em lugares em que o sol bate ao menos 5 horas ao dia.