Extrato INSS: como consultar?

O INSS é uma instituição fundamental para os trabalhadores brasileiros. Afinal, ele é o órgão responsável por garantir os direitos previdenciários de milhões de cidadãos. No entanto, como todo sistema complexo, é comum que muitos ainda tenham dúvidas sobre certos aspectos, como o Extrato INSS. Saiba como consultar o seu!

Como consultar extrato INSS
Vantagens de acompanhar o extrato do INSS

Esse é um dos temas frequentemente questionados. Afinal, é algo muito presente no dia a dia dos cidadãos que já têm sua aposentadoria. Além disso, com o avanço da tecnologia, hoje existem diversas formas de checar o extrato, o que pode causar confusão.

O que é o INSS?

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é uma autarquia do governo federal do Brasil, vinculada ao Ministério da Economia, que é responsável por receber as contribuições para a manutenção do Regime Geral de Previdência Social. Esse regime garante o pagamento de diversos benefícios aos trabalhadores brasileiros e seus dependentes, tais como:

1. Aposentadoria por idade;
2. Aposentadoria por tempo de contribuição;
3. Aposentadoria por invalidez;
4. Auxílio-doença;
5. Salário-maternidade;
6. Auxílio-acidente;
7. Pensão por morte, entre outros.

O INSS foi criado pela Lei nº 8.029, de 12 de abril de 1990, e hoje representa uma das principais instituições relacionadas à seguridade social no Brasil. Os trabalhadores que contribuem para o INSS têm o direito de receber benefícios quando se encontram em determinadas situações previstas em lei, como por exemplo, ao atingirem a idade ou o tempo de contribuição necessários para a aposentadoria.

Para financiar esses benefícios, trabalhadores, empregadores e a própria União contribuem regularmente. Os valores e as alíquotas de contribuição variam conforme o tipo de trabalhador (empregado, empregador, autônomo, etc.) e o salário ou rendimento.

O INSS também é responsável pela habilitação e concessão desses benefícios, ou seja, é o órgão que avalia se o cidadão tem ou não o direito de receber determinado benefício e qual será o valor desse benefício. Para isso, possui uma rede de atendimento em todo o Brasil, com agências onde os segurados podem realizar diversos serviços, como requerer aposentadorias, obter informações, entre outros.