Agro e Campo

São Bernardo: confira características da raça

O são bernardo tem um jeitão imponente e ainda carrega uma expressão um tanto marrenta. Não é à toa que é descrito como um cachorro muito poderoso. Mas por trás de toda essa pompa, há um bicho de estimação carinhoso, sereno e amigável. No fundo, é daqueles que só têm tamanho para guardar um coração enorme. Admiravelmente devoto de sua família, faz de tudo para que todos estejam felizes e protegidos. Por isso, é um ótimo cão de guarda. Do mesmo modo, há quem afirme que o cachorro são bernardo é uma perfeita babá, por ser muito paciente com a criançada. O fato é que esse peludo carrega inúmeras habilidades para agradar e conquistar toda a família. Quer apostar?

História

O são bernardo carrega uma história que atravessa séculos e que explica suas principais características. Acredita-se que a raça seja resultado do cruzamento entre os cães nativos dos Alpes e os cães do tipo Mastim, trazidos pelo exército romano. Assim, surgia um cachorro gigante, peludo, forte e resistente, capaz de enfrentar o frio e a neve. Inicialmente, eram usados como cães de guarda e até cães de trenó. No entanto, mais tarde, os monges descobriram outras aptidões caninas. É aí que a história do são bernardo cachorro se entrelaça com o trabalho dos monges no alto das montanhas.

Características

O cachorro são bernardo tem uma figura poderosa e imponente. E não é para menos, já que seu tamanho gigante e músculos espalhados por todo o corpo demonstram por si só sua força. Para completar, a sua expressão costuma ser interpretada como brava ou severa. Mas tudo isso é apenas aparência. Por dentro, há um bicho de estimação amigável, muito afetuoso e tranquilo.

Temperamento do são bernardo

O são bernardo tem um temperamento surpreendentemente calmo, paciente e muito bondoso. É como se fosse um ursão de pelúcia que você abraça, apoia a cabeça e acaricia enquanto ele está esparramado no chão adorando o carinho. Entretanto, para assegurar essa tranquilidade, é importante prover exercícios físicos e muito treinamento.

O são bernardo com crianças, com estranhos e com outros animais

O cachorro são bernardo é bondoso, protetor e calmo. Esses atributos fazem dele um excelente parceiro das crianças. Como são extremamente gentis e amigáveis com os pequenos, muitas vezes atuam como babá, cuidando da molecada. Outra virtude que o faz se dar tão bem com a criançada é o seu nível de paciência.

O são bernardo late muito?

O são bernardo late o mínimo possível. É uma ótima raça para quem quer pets silenciosos. Esses cachorros latem somente quando necessário, por proteção, aviso, medo, ou por atenção. Entretanto, por serem ansiosos, também latem por tédio, saudação, carência e ansiedade de separação.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.