A profissão de motorista vem sendo cada vez mais requisitada nos dias de hoje. Isso se deve a diversos fatores, mas a mudança do comportamento do consumidor com certeza é um deles.
Anúncios
Isso porque, as pessoas começaram a comprar cada vez mais na internet e isso não vale apenas para produtos específicos, mas também para alimentos, itens de higiene, etc. Sendo assim, a demanda por motoristas aumentou de forma significativa.
Além disso, de forma geral, o motorista trabalha para realizar o transporte de alguma coisa, que pode ser documentos, produtos, alimentos, pessoas ou qualquer outro tipo de carga. Portanto, é uma profissão bastante requisitada. Mas, sabemos que não é todo mundo que sabe como se candidatar para esse tipo de trabalho. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas importantes. Vamos lá?
O que faz um motorista?
Como falamos, o motorista é o profissional responsável por transportar algo, que pode variar bastante, desde motoristas de ônibus escolares, até os responsáveis pelo transporte de produtos químicos perigosos. Mas, além disso, dependendo do caso, esse profissional também pode ser responsável pela manutenção do veículo, assim como decidir os melhores trajetos para realizar o transporte.
Anúncios
O salário do motorista pode variar bastante, de empresa para empresa, mas, segundo uma pesquisa realizada pelo site salario.com.br, a média é de R$1672,20, sendo que o piso é R$1526,20. Vale lembrar ainda que a maior parte dos motoristas possuem o ensino médio completo e costuma trabalhar 44 horas semanais. Contudo, dependendo da vaga, o ensino médio completo não é um item obrigatório.
Para quem quer trabalhar como motorista, a área mais comum para contratar esse profissional é a de logística. Mas, devemos ressaltar que ele pode trabalhar em empresas públicas ou privadas dos mais diferentes setores, assim como optar por trabalhar como motorista particular ou autônomo.
Como procurar vagas de motorista?
Para quem deseja trabalhar como motorista, é importante saber onde procurar as vagas. Como falamos, essa é uma área em crescimento constante, então é possível encontrar um grande número de vagas disponíveis nas empresas. Mas, além de pesquisar nos sites das organizações, também existem sites que você pode encontrar diferentes oportunidades, com maior agilidade e eficiência. No site Infojobs, por exemplo, as empresas costumam anunciar boas vagas.
Além disso, o site catho.com também é bastante interessante, assim como o Indeed.
Como se tornar um motorista com carteira E?
Focando no motorista com carteira E, ele é o responsável por dirigir veículos com unidades acopladas, que excedam 6 mil kg, ou seja, as famosas carretas e caminhões com reboques e semirreboques articulados.
É justamente esse o profissional considerado um dos mais requisitados do mercado de motoristas. Isso porque, o TRC (Transporte Rodoviário de Carga) continua crescendo cada vez mais, principalmente após a pandemia do COVID-19 e o novo comportamento de compra dos consumidores.
Por mais que as transportadoras tenham seus motoristas parceiros nas cidades, é necessário distribuir todas as encomendas adquiridas pelo país e o responsável por isso é o motorista com carteira E ou C.
Como se inscrever em vagas de motorista?
A boa notícia é que se inscrever em vagas de motorista não é uma tarefa difícil. No site da Catho, por exemplo, você vai seguir os seguintes passos:
- Acessar o site e digitar “Motorista” no campo de “Cargo”;
- Clicar em “quero que candidatar” para a vaga que mais se identificar;
- Digitar seu nome, e-mail e celular para criar sua conta;
- Depois basta preencher todos os dados e fazer o upload do documento de currículo.
Dicas para ter um bom currículo
É importante lembrar que, ainda que a demanda por motoristas seja crescente, é fundamental saber como se destacar perante os concorrentes. Sendo assim, o currículo é a primeira impressão que a empresa terá de você e, por isso, precisa ser bem planejado. Portanto, confira abaixo algumas dicas:
- Confira todos os dados pessoais, principalmente e-mail e telefone para garantir que a empresa consiga entrar em contato com você;
- Inclua as certificações adequadas para a vaga;
- Fale sobre habilidades que você tem que são importantes para a vaga em específico;
- Seja claro e objetivo;
- Monte um currículo com um visual limpo, sem excesso de informações.
Então, agora que você sabe como se inscrever para a vaga de motorista, o que faz esse profissional e como ter um bom currículo, já pode colocar em prática nossas dicas e se candidatar para as vagas desejadas. Boa sorte!