Saber como ver o IMEI do celular é muito importante, pois ter esse número pode ser útil em diversas situações, como bloquear o smartphone roubado ou para conferir se o produto realmente está em situação regular.
Anúncios
O código é como se fosse o documento de identidade do celular e você também consegue resolver diversos problemas, seja com o fabricante, loja ou operadora onde adquiriu o smartphone.
No entanto, para saber como ver o IMEI do celular, é necessário seguir um passo a passo e isso vai depender do tipo de smartphone que possui. Sendo assim, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para explicar como ver o IMEI do celular.
Como ver o IMEI do celular
Para descobrir o IMEI do celular com o smartphone em mãos, você pode optar por duas formas diferentes. Confira abaixo:
Anúncios
Código Universal
Para ver o IMEI do celular com o código universal, basta abrir a tela de discagem do aparelho e digitar *#06#. Com isso, o IMEI será exibido imediatamente na tela, sendo que essa alternativa funciona em qualquer aparelho GSM, independente do sistema operacional ou fabricante.
Vale ressaltar que celulares que suportam 2 chips (incluindo o chip virtual eSIM) possuem dois IMEIs para permitir o funcionamento simultâneo das duas linhas móveis. Além disso, algumas fabricantes também aproveitam esse menu secreto para exibir outros códigos importantes, como:
- Número de série;
- EID.
Configurações do Sistema
Alguns aparelhos, como os tablets, não possuem o aplicativo de discado e não permitem a consulta do IMEI com o código universal. Sendo assim, é possível checar o número pelo menu de configurações do sistema. Veja como fazer isso no Android e iOS:
Android
- Vá ao menu de configurações do aparelho;
- Selecione a opção “sobre o telefone”;
- O número do IMEI vai aparecer logo em seguida em meio a outras informações.
iOS
- Acesse os ajustes do dispositivo;
- Abra a opção “geral” e depois “sobre”;
- Confira o número de IMEI do dispositivo.
Como saber o número do IMEI em caso de perda ou roubo?
Se você teve seu aparelho roubado ou acabou perdendo por descuido, saiba que ainda é possível recuperar o número do IMEI para poder bloqueá-lo na operadora. Para isso, você pode optar por alguma das alternativas abaixo:
Caixa do celular
Se você guardou a caixa original do celular, o código IMEI fica bem próximo do código de barras do aparelho. Lembre-se que ele é composto por quatro grupos de números, como 001990-02-030000-0. No entanto, ele também pode aparecer sem hífen, mas sempre vai ter entre 15 e 16 dígitos.
Nota Fiscal
Outra forma de verificar o IMEI do dispositivo é por meio da nota fiscal, que pode ser física ou eletrônica. Sendo assim, operadoras e varejistas costumam incluir o código IMEI junto ao nome do produto ou no campo de informações complementares.
Aparelhos trocados ou consertados
É importante deixar claro que se você enviou o aparelho para reparo em assistência técnica, em alguns casos há troca de placa ou substituição completa do dispositivo. Sendo assim, o número do IMEI pode ser diferente do que está na caixa ou nota fiscal.
Como descobrir o IMEI de celular Android
- Acesse o site “Encontre meu Dispositivo” e faça o login com a conta do Google conectada no celular;
- Procure o smartphone na barra lateral e clique em (i) para checar o número.
- Para encontrar smartphone Galaxy, basta acessar o site https://findmymobile.samsung.com/ e fazer login com a conta Samsung conectada ao aparelho;
- Em seguida, procure o celular na barra lateral, clique nos 3 pontinhos e acesse “informações do IMEI”.
Como descobrir o IMEI do iPhone
- Para descobrir o IMEI do iPhone, acesse o link https://appleid.apple.com/ e entre com a conta vinculada com o celular que foi roubado ou perdido;
- Clique em “dispositivos” e selecione seu aparelho para ver o código do IMEI, modelo, versão do sistema e número de série do telefone.
Então, agora que você sabe como ver o IMEI do celular, já pode fazer o teste para checar o seu. Lembre-se que esse número é importante para diversos momentos, como perda ou roubo do aparelho, suporte técnico, etc. Além disso, também ajuda a entender a situação do dispositivo, caso pretenda adquirir um modelo usado, evitando cair em golpes ou comprar um aparelho roubado.