É fato que a gravidez é um período cheio de surpresas para as mulheres. Afinal, é uma nova vida que está sendo gerada e é comum surgirem diversas dúvidas sobre o assunto.
Anúncios
Por mais que você possa contar com a ajuda de seu médico, sabemos que não é sempre que ele está disponível. Nesse sentido, a tecnologia vem para ajudar gestantes, com diversos aplicativos para acompanhar gravidez, que prometem esclarecer questionamentos e oferecer informações úteis que acompanham cada semana da gestação.
Portanto, se você está nessa fase e quer saber mais sobre as etapas, continue acompanhando o post de hoje até o fim e veja os 5 melhores aplicativos para acompanhar gravidez.
Aplicativos para acompanhar gravidez
Antes de começarmos nossa lista, devemos deixar claro que nenhum dos apps citados substitui o acompanhamento médico feito no pré-natal, servindo somente para complementá-lo com dados e curiosidades sobre o desenvolvimento do bebê. Além disso, lembramos que esse acompanhamento pode ser feito de forma gratuita pelo SUS (Serviço Único de Saúde). Então, dito isto, confira abaixo:
Anúncios
1. Gravidez+
Esse aplicativo conta com excelentes avaliações tanto na App Store quando na Google Play, sendo desenvolvido pela Philips. Inclusive, o Gravidez+ é considerado o aplicativo de gravidez número 1 do mundo, com mais de 20 milhões de usuários.
A boa notícia é que ele é bem simples de usar, com interface agradável e bem completa. Além disso, oferece informações que são atualizadas todos os dias, diário pessoal, de peso e também de visitas ao médico. Da mesma forma, conta com contador de chutes, cronômetro de contrações e listas de nomes e compras para o bebê.
Uma de suas principais vantagens é que ele mostra uma linha do tempo de desenvolvimento do bebê, permitindo saber o estágio do feto e ter alguns lembretes de exames e preparos que devem ser feitos antes de sua chegada.
2. Gravidez – Sprout
O principal diferencial do Gravidez – Sprout é a imagem que lembra o ultrassom tridimensional bem detalhado. Aqui, os recursos gráficos são muito bem combinados com curiosidades e dicas, além de mostrar o que está acontecendo com o bebê em cada semana. Além disso, é possível mudar o ângulo e ter comparações divertidas do tamanho do feto.
Vale ressaltar ainda que a área “Palavra do Médico” é muito interessante, com informações baseadas nas diretrizes da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Ele também conta com uma funcionalidade para centralizar as datas de consulta, listas de tarefas e outros lembretes.
3. Meu pré-natal
O Meu pré-natal é um aplicativo brasileiro, que foi desenvolvido por estudantes, professores e pesquisadores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Sendo assim, para usar o aplicativo, as gestantes precisam concordar que as informações serão usadas anonimamente em pesquisas científicas realizadas pela universidade.
Com linguagem muito acessível, o aplicativo oferece uma grande variedade de informações, como a data provável do parto, assim como seção de dúvidas, álbum de fotos e contador de contrações. Além disso, a área “plano de parto” é o local em que as gestantes podem registrar suas expectativas e preferências para o momento. Aqui, o principal objetivo é incentivar a autonomia da mulher e humanizar o cuidado por meio da conscientização.
4. Minha Gravidez e meu bebê hoje
Esse é um aplicativo do Baby Center, que acompanha não somente a gestação, mas também o primeiro ano do bebê. Sua interface é bem intuitiva e ainda que tenha anúncios, eles não atrapalham o uso. Além disso, conta com muitas funcionalidades para facilitar a gestação, como calendário de gravidez, com orientações sobre exercícios e saúde, dicas de alimentação, receitas e ideias para lidar com enjoos e outros sintomas.
Ele também conta com vídeos ilustrativos de como o bebê está se desenvolvendo, com um comparativo com frutas e legumes muito interessante. Também é possível registrar o crescimento da barriga, com uma função específica que depois transforma as imagens em vídeo.
5. Canguru Gravidez
Por fim, o aplicativo Canguru Gravidez é outro brasileiro, sendo um guia completo não apenas para gestantes, mas também às tentantes, que são mulheres que planejam engravidar. Ainda que seja um sistema simples e sem grandes recursos gráficos, é um dos mais eficientes quando falamos de conteúdo informativo. Isso porque, ele conta com uma agenda para organizar exames, consultas e vacinas, assim como uma rede social formada por mães e especialistas. Além disso, oferece a possibilidade de criar uma carteirinha pré-natal digital com as informações mais importantes do bebê.
Então, agora que você conhece os principais aplicativos para acompanhar gravidez, já pode baixar aquele que mais se identificou. Contudo, nada lhe impede de baixar todos para testar cada um para ver qual é o mais interessante.
Além disso, novamente devemos ressaltar que nenhum aplicativo substitui o acompanhamento médico feito no pré-natal. Portanto, não deixe de contar com um médico de confiança, seja particular, pelo plano de saúde ou pelo SUS.