Pular para o conteúdo

Como Consultar o Pis/Pasep 2023

Muitas pessoas contam com o abono salarial no orçamento familiar, mas nem todo mundo sabe como consultar o Pis/Pasep 2023. Lembrando que tanto trabalhadores da rede pública quanto privada, classificados como baixa renda, têm direito.

Publicidade

Para receber o Pis/Pasep 2023 é necessário se encaixar em alguns critérios, além de ter recebido, no máximo, 2 salários mínimos por mês. As consultas para saber se você tem direito ao benefício estão abertas desde o dia 5 de fevereiro.

Contudo, principalmente pessoas mais velhas ou iniciantes, não sabem como consultar o Pis/Pasep 2023 e, por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para explicar todos os passos e datas. Vamos lá?

O que é o Pis/Pasep?

O sistema Pis/Pasep foi criado na década de 70 para que empresas privadas e órgãos públicos pudessem depositar recursos para beneficiar os colaboradores em um fundo, que hoje é conhecido como FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

Publicidade

Esse fundo é o responsável, portanto, por pagar os benefícios, como abono salarial e seguro-desemprego, além de programas do BNDES.

O Pis (Programa de Integração Social) é destinado para os trabalhadores do setor privado e gerido pela Caixa, enquanto o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é voltado para o setor público e administrado pelo Banco do Brasil.

Quem tem direito ao abono salarial?

Para receber o abono salarial Pis/Pasep 2023, é necessário atender alguns critérios, como:

  • Estar cadastrado no Pis/Pasep há, pelo menos, 5 anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base (2021);
  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, por pelo menos, 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base utilizado para apuração (2021);
  • Ter os dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

O trabalhador precisa atender a todos os critérios citados acima, lembrando ainda que o prazo para receber o abono salarial é determinado pelo calendário anual, aprovado pelo Codefat (Conselho ao Fundo de Amparo do Trabalhador). Além disso, o prazo limite para sacar o valor se encerra em 28 de dezembro de 2023.

Como consultar o Pis/Pasep 2023?

Existem diversas formas de consultar o Pis/Pasep 2023. Confira abaixo quais são elas:

1. Pelo site do Ministério do Trabalho e Previdência

Publicidade

Acesse o portal e clique em “abono salarial” no menu superior. Depois, basta fazer seu login com CPF e senha.

2. Aplicativo Carteira de Trabalho Digital

O aplicativo está disponível tanto para iOS quanto Android. Basta fazer o download e o login com CPF e senha cadastrados na conta gov.br (mesmo que o anterior). Depois, clique em contratos e depois em “+” em frente da empresa que trabalha atualmente e consulte o número do Pis/Pasep.

3. Telefone

Você também pode ligar para o número 0800 726 0207, que é o Atendimento Caixa ao Cidadão, para saber o número do PIS e confirmar no calendário quando irá receber o abono salarial.

4. Site Banco do Brasil

Se você é servidor público, acesse o site e clique em “consulte seu Pasep”, informe o número e sua senha. Mas, se não tiver cadastro, basta seguir as instruções do site e criar sua senha.

5. Site da Caixa Econômica Federal

Se você trabalha no setor privado, basta acessar o site, clicar em “Benefícios e Programas” > “PIS”. Em seguida, clique em “Consultar Pagamento” e informe o seu número do NIS (PIS) e sua senha. 

6. Presencial

Se quiser, também pode ir a uma agência da Caixa ou Banco do Brasil com um documento com foto e o número do PIS/Pasep para solicitar mais informações sobre seu benefício.

Quando serão feitos os pagamentos?

Os pagamentos do Pis serão feitos em 6 lotes, de acordo com o mês de nascimento do trabalhador:

  • Janeiro e Fevereiro: 15/02
  • Março e Abril: 15/03
  • Maio e Junho: 17/04
  • Julho e Agosto: 15/05
  • Setembro e Outubro: 15/06
  • Novembro e Dezembro: 17/07

Já o calendário do Pasep considera o dígito final do número de inscrição no programa:

  • 0: 15/02
  • 1: 15/03
  • 2 e 3: 17/04
  • 4 e 5: 15/05
  • 6 e 7: 15/06
  • 8 e 9: 17/07

Então, agora que você sabe como consultar o Pis/Pasep 2023 e as datas de pagamento, já pode se programar para sacar o dinheiro.