Pular para o conteúdo

Como consultar Renavam?

No Brasil, o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) desempenha um papel fundamental na identificação e rastreamento de veículos. Ele é um número único atribuído a cada veículo registrado no país, e consultar o Renavam pode fornecer informações valiosas sobre a situação do seu automóvel.

Publicidade

Outra forma de entender o Renavam é que ele funciona como se fosse o RG do veículo e permite acessar todo o histórico do automóvel, como alterações nas características de fábrica, roubos, furtos, débitos pendentes, entre outras informações relevantes.

Mas, para isso, é importante saber como consultar Renavam. Essa é uma tarefa bem simples, mas sabemos que não é todo mundo que sabe como fazer. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas de como consultar o Renavam. Vamos lá?

Como consultar Renavam?

Primeiramente, é importante deixar claro que a consulta do Renavam é um recurso disponível online, o que facilita o acesso às informações. Mas, para iniciar a consulta, é necessário ter em mãos o número do Renavam, que pode ser encontrado no documento de registro do veículo.

Publicidade

A boa notícia é que é possível consultar o Renavam de diferentes maneiras. Composto por 11 dígitos, a padronização dos números é diferente para cada modelo de veículo. No documento de registro do veículo, o Renavam está localizado no canto superior esquerdo.

Sendo assim, confira abaixo as principais formas de consultar o Renavam de seu automóvel:

Como consultar Renavam no site do Detran

  • Acesse o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do seu estado, lembrando que cada estado tem um site específico para consulta de veículos;
  • Procure a opção “Consulta veículos” ou “Consulta RENAVAM” no site do Detran. Geralmente, essa opção está disponível na página inicial ou em algum menu de serviços;
  • Informe o número do RENAVAM do veículo que deseja consultar. O RENAVAM é um número com 11 dígitos, presente no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou no documento de compra do veículo;
  • Digite o código de verificação ou captcha, se solicitado;
  • Clique em “Consultar” ou “Buscar” para obter as informações sobre o veículo registrado com o RENAVAM fornecido.

Como consultar Renavam com a ajuda de um despachante

Outra maneira para consultar o Renavam é entrar em contato com um despachante de confiança de sua região. Sabemos que não é todo mundo que tem facilidade em mexer em sites e internet em geral e o despachante pode te ajudar nessa tarefa.

Você só precisa ir até o estabelecimento com o documento do carro em mãos para que o atendente realize a consulta no site do Detran. Com isso, você terá acesso ao histórico do veículo, multas e débitos pendentes, se houver.

Como o Renavam é emitido?

É importante deixar claro que, independente da troca de proprietários do automóvel, o Renavam continua o mesmo. Isso porque, logo que um veículo sai da fábrica, ele recebe um determinado número de chassi, sendo que esse é o primeiro dado registrado no Renavam.

É importante deixar claro que, por mais que permaneça o mesmo, o Renavam vai acumulando informações ao longo do tempo, como mudança de cidade, recalls, infrações, modificações, etc.

Publicidade

Pelo fato de o sistema do Renavam ser totalmente integrado com os departamentos de trânsito dos estados, a base de dados está sempre atualizada.

Posso consultar o Renavam apenas com o número da placa?

É importante deixar claro que no site do Detran é necessário informar o número do Renavam para obter os dados do veículo. Entretanto, algumas empresas privadas consegue o número apenas com a placa do automóvel.

Isso é possível graças à Portaria Nº 15/2016, que dá acesso ao sistema Renavam a empresas privadas. Para isso, é necessário pagar um valor para a empresa ou assinar um plano para consultar os dados do Renavam apenas com o número da placa.

Entretanto, se você não trabalha com isso, não há necessidade de pagar. Afinal, se estiver interessado em um carro usado, basta solicitar o número para o proprietário atual. Caso ele se recuse a informar, você já pode ficar atento e optar por outro veículo.

Então, agora que você sabe como consultar o Renavam, já pode escolher qual é a melhor forma para fazer sua consulta. Assim, terá acesso a informações relevantes do veículo.