Pular para o conteúdo

Como consultar os Pontos da CNH

Um dos grandes medos de motoristas é o acúmulo de pontos CNH. Afinal, dependendo do caso, é possível até mesmo perder a carteira de motorista, principalmente se você não tem um controle e sabe quantos pontos tem na carteira.

Publicidade

A boa notícia é que a consulta dos pontos CNH pode ser feita de forma simples e prática,  tanto pelo site oficial quanto por despachantes autorizados. Sendo assim, é necessário manter o controle em dia, a fim de evitar problemas desnecessários e prejuízos com a reciclagem da carta e outros processos burocráticos.

Entretanto, por mais que a consulta CNH seja um processo simples, não é todo mundo que sabe como fazer isso. Sendo assim, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para explicar mais sobre os pontos na CNH e como fazer a consulta da forma correta. Vamos lá?

Como consultar pontos na CNH?

A CNH é o documento que autoriza uma pessoa a dirigir veículos de forma segura pelo Brasil. Ele é obrigatório e, caso o motorista cometa algum tipo de infração, recebe pontos na carteira para punir o descumprimento de regras de trânsito.

Publicidade

A quantidade de pontos somados varia de acordo com a infração, sendo necessário realizar a consulta CNH para checar os pontos e evitar a suspensão da habilitação. Vale lembrar que a carteira só ficará suspensa em 2 situações: se o motorista obter 40 pontos dentro de 12 meses ou caso receba uma multa autossuspensiva, ou seja, que por si só, já é suficiente para bloquear seu direito de dirigir.

Portanto, agora que você sabe como funcionam os pontos CNH, confira abaixo como consultar:

1. Portal do Detran

Realizar a consulta pontos CNH é totalmente gratuito e você só precisa acessar o portal do Detran do seu estado. Vale ressaltar que, dependendo do estado em que a CNH está registrada, será necessário informar alguns dados diferentes. Mas, independente disso, é possível encontrar todos eles em sua própria carteira de motorista.

Sendo assim, é importante estar com o documento em mãos e seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o portal do Detran de seu estado;
  • Faça o login;
  • Clique no campo “CNH – Habilitação” e depois em “Pontos na CNH – Consulta e Certidão”;
  • Confirme os dados e realize a pesquisa.

Com isso, irá aparecer na tela o nome do condutor, o número de registro da CNH e o CPF. Caso tenha alguma pontuação, irá aparecer de forma detalhada na parte de baixo. Mas, se não tiver nenhuma, irá aparecer a mensagem “condutor sem pontuação”.

Publicidade

2. Aplicativo Carteira Digital de Trânsito

Outra forma de realizar a consulta pontos CNH é pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que está disponível tanto para Android quanto iOS. Depois de fazer o download na Google Play ou App Store, você deve:

  • Abrir o aplicativo;
  • Fazer o login na plataforma;
  • Clicar em “infrações” na tela principal;
  • Selecionar a opção “por infrator”.

Em seguida, irão aparecer as infrações cometidas pelo motorista e sua pontuação. Mas, se não tiver nenhuma, irá aparecer a mensagem “você não possui infrações registradas”.

3. Despachante autorizado

Se não tiver facilidade com a internet, também pode ir a um despachante autorizado para que ele realize a consulta para você. Mas, não se esqueça de levar a carteira de motorista para que ele consiga acessar todas as informações.

Posso zerar os pontos da CNH?

É importante deixar claro que, mesmo se você pagar a multa, a pontuação somente será zerada após 12 meses da data em que cometeu determinada infração. Ou seja, a validade de pontos da CNH é de 1 ano.

Contudo, caso tenha atingido o limite de 40 pontos no ano, você fica impedido de dirigir até que faça a reciclagem e, portanto, tenha seus pontos zerados.

Novo limite de pontos na CNH

Com a nova lei de trânsito, algumas coisas mudaram. Confira abaixo os novos limites de pontos de carteira de motorista no Brasil:

  • 40 pontos para quem não tiver infração gravíssima;
  • 30 pontos para quem tiver 1 única infração gravíssima;
  • 20 pontos para quem tiver 2 ou mais infrações gravíssimas.

Então, agora que você sabe como consultar pontos CNH de diferentes formas e como estão as novas regras de acordo com a Lei de Trânsito atual, já pode realizar sua consulta.