Muitas pessoas contam com o abono salarial no orçamento familiar, mas nem todo mundo sabe como consultar o Pis / Pasep. Lembrando que tanto trabalhadores da rede pública quanto privada, classificados como baixa renda, têm direito.
Anúncios
Para receber o Pis/Pasep é necessário se encaixar em alguns critérios, além de ter recebido, no máximo, 2 salários mínimos por mês. As consultas para saber se você tem direito ao benefício estão abertas desde o dia 5 de fevereiro.
Contudo, principalmente pessoas mais velhas ou iniciantes, não sabem como consultar Pis / Pasep e, por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para explicar todos os passos e datas. Vamos lá?
O que é o Pis/Pasep?
O sistema Pis/Pasep foi criado na década de 70 para que empresas privadas e órgãos públicos pudessem depositar recursos para beneficiar os colaboradores em um fundo, que hoje é conhecido como FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).
Anúncios
Esse fundo é o responsável, portanto, por pagar os benefícios, como abono salarial e seguro-desemprego, além de programas do BNDES.
O Pis (Programa de Integração Social) é destinado para os trabalhadores do setor privado e gerido pela Caixa, enquanto o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é voltado para o setor público e administrado pelo Banco do Brasil.
Quem tem direito ao abono salarial?
Para receber o abono salarial Pis / Pasep, é necessário atender alguns critérios, como:
- Estar cadastrado no Pis/Pasep há, pelo menos, 5 anos;
- Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base (2021);
- Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, por pelo menos, 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base utilizado para apuração (2021);
- Ter os dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
O trabalhador precisa atender a todos os critérios citados acima, lembrando ainda que o prazo para receber o abono salarial é determinado pelo calendário anual, aprovado pelo Codefat (Conselho ao Fundo de Amparo do Trabalhador).
Como consultar Pis / Pasep?
Existem diversas formas de consultar o Pis / Pasep. Confira abaixo quais são elas:
1. Pelo site do Ministério do Trabalho e Previdência
Acesse o portal e clique em “abono salarial” no menu superior. Depois, basta fazer seu login com CPF e senha.
2. Aplicativo Carteira de Trabalho Digital
O aplicativo está disponível tanto para iOS quanto Android. Basta fazer o download e o login com CPF e senha cadastrados na conta gov.br (mesmo que o anterior). Depois, clique em contratos e depois em “+” em frente da empresa que trabalha atualmente e consulte o número do Pis/Pasep.
3. Telefone
Você também pode ligar para o número 0800 726 0207, que é o Atendimento Caixa ao Cidadão, para saber o número do PIS e confirmar no calendário quando irá receber o abono salarial.
4. Site Banco do Brasil
Se você é servidor público, acesse o site e clique em “consulte seu Pasep”, informe o número e sua senha. Mas, se não tiver cadastro, basta seguir as instruções do site e criar sua senha.
5. Site da Caixa Econômica Federal
Se você trabalha no setor privado, basta acessar o site, clicar em “Benefícios e Programas” > “PIS”. Em seguida, clique em “Consultar Pagamento” e informe o seu número do NIS (PIS) e sua senha.
6. Presencial
Se quiser, também pode ir a uma agência da Caixa ou Banco do Brasil com um documento com foto e o número do PIS/Pasep para solicitar mais informações sobre seu benefício.
Quando serão feitos os pagamentos?
Os pagamentos do Pis serão feitos em 6 lotes, de acordo com o mês de nascimento do trabalhador:
- Janeiro e Fevereiro: 15/02
- Março e Abril: 15/03
- Maio e Junho: 17/04
- Julho e Agosto: 15/05
- Setembro e Outubro: 15/06
- Novembro e Dezembro: 17/07
Já o calendário do Pasep considera o dígito final do número de inscrição no programa:
- 0: 15/02
- 1: 15/03
- 2 e 3: 17/04
- 4 e 5: 15/05
- 6 e 7: 15/06
- 8 e 9: 17/07
Então, agora que você sabe como consultar o Pis / Pasep e as datas de pagamento, já pode se programar para sacar o dinheiro.