Pular para o conteúdo
  • por

Como comprar de um leilão de motos do Detran em 2022: bom negócio para você

Vivemos um momento delicado da economia global que afastou as pessoas do sonho de ter uma moto, mas com o leilão do Detran isso pode mudar.

Para ter uma ideia da diferença, basta ir a uma concessionária e olhar os preços das motos zero quilômetro. Depois disso, basta comparar com os preços praticados em cenários anteriores a 2019

O que são leilões?

Para quem não sabe, são eventos realizados para vender itens. Esses itens podem ter uma variedade de origens, desde penhora até confisco.

Uma coisa que você pode não saber é que os leilões de carros não são únicos. É possível encontrar eventos onde são comercializados computadores e celulares retidos pela Receita Federal. Outro produto encontrado nesses eventos são os imóveis. Porque muitas vezes estão novos e que seus proprietários anteriores não conseguiam levantar o financiamento.

Como funciona um leilão de moto no Detran?

Os eventos de leilão exibem itens para todos os participantes e estão curiosos sobre o status e a condição do item. Após este tempo de pátio, começam as ofertas.

Em geral, os itens têm um valor base e os participantes fazem lances a partir desse valor. Dessa forma, quem não tiver a oferta coberta leva o item para casa.

Além do leilão físico, que decorre conforme descrito, existem leilões online.

Leilão Online

Assim como o evento físico, o leilão online também tem sua exposição composta por fotos e vídeos apresentados por especialistas. No entanto, o tempo que um item é leiloado na Internet é maior do que no local. Com a intenção de dar uma oportunidade aos licitantes.

É evidente que os leilões online são muito mais convenientes e há uma gama infinita de possibilidades para uma única pessoa examinar em um único dia. No entanto, os eventos físicos têm a emoção e o calor humano que fazem do leilão um evento real.

Leilão de Motos Detran

Após os últimos anos, o Detran voltou a realizar leilões presenciais.

Para quem ainda não foi informado, o Detran realiza leilões de tempos em tempos. Portanto, esses leilões ocorrem quando os pátios ultrapassam uma determinada capacidade. Porque em caso de penhora, a empresa de trânsito aguarda o proprietário retirar o veículo. No entanto, se o veículo não for devolvido, o Detran o venderá.

Conforme mencionado anteriormente, as motos presentes nos leilões do Detran foram apreendidas pelos órgãos de trânsito. Portanto, o comprador é responsável por providenciar a situação jurídica da motocicleta junto ao Detran.

Há também a possibilidade de adquirir essas motocicletas para uso no meio rural, prática muito comum no interior do Brasil.

Portanto, para participar de um leilão do Detran, você deve estar atento às novidades do leilão no site oficial do Detran em seu estado. Porque, como dito anteriormente, o Departamento Nacional de Trânsito não realiza mais leilões online. Portanto, cada estado terá uma realidade diferente.

Como fazer o cadastro para um leilão de moto?

Acesse o site oficial do Detran para realizar o cadastro completo. Para isso, você vai precisar de alguns documentos em mãos:

  • nome completo; 
  • E-mail;
  • RG;
  • CPF;

Após o cadastro, é necessário esperar para ser feito a liberação do pedido. Com a liberação em mãos, basta acessar o site do Detran de Leilões e realizar o contato com o leilão do seu interesse, escolhendo inclusive o lote que queira concorrer.