Pular para o conteúdo

Como recuperar fotos apagadas do celular

Sabemos que apagar fotos sem querer é uma das dores que muitas pessoas podem enfrentar ao longo da vida. No entanto, existem diversos métodos que podem te salvar e a recuperar fotos apagadas do celular e é sobre isso que vamos falar no post de hoje. 

Publicidade

A foto é uma das melhores formas de guardar momentos que passamos ao longo da vida. Afinal, nossa memória não guarda tudo o que desejamos e seria humanamente impossível que nos lembrássemos de cada momento vivido.

A boa notícia é que a tecnologia evoluiu muito nos dias de hoje e existem diversas formas de recuperar as fotos apagadas do celular, como por meio de aplicativos, funções de sistema e até mesmo por meio do armazenamento em nuvem. Então, se você quer saber como fazer isso e evitar dores de cabeça desnecessárias, acompanhe o post de hoje. 

Como recuperar fotos apagadas do celular? Aprenda!

Como falamos, a tecnologia evoluiu bastante ao longo do tempo e atualmente consegue atender à demanda de pessoas que excluíram uma foto sem querer do celular. No entanto, sabemos que não é todo mundo que sabe como fazer isso de maneira eficiente.

Publicidade

Sendo assim, confira abaixo como recuperar fotos apagadas do celular de diferentes maneiras:

Android

Se você usa um celular com sistema Android, a forma mais fácil para recuperar uma foto apagada é pelo Google Fotos. Mas, para isso, é necessário que o backup automático do aplicativo esteja ativo, pois assim a foto continua na lixeira por cerca de 60 dias, lembrando que após esse prazo a mídia é excluída de forma definitiva. Caso o backup esteja ativado, siga o passo a passo abaixo:

  • Abra o aplicativo Google Fotos;
  • Clique em “biblioteca” no menu inferior e depois em “lixeira”;
  • Com isso, você terá acesso aos arquivos que foram apagados nos últimos 60 dias e pode encontrar a foto desejada;
  • Em seguida, basta pressionar o ícone da foto e selecionar a opção “restaurar”;
  • Assim, a foto desejada irá voltar para a galeria do celular que já estava antes. 

Agora, caso você não encontre a foto na lixeira, ela já foi excluída de forma permanente e não pode ser restaurada. Contudo, a boa notícia é que existem alguns aplicativos e programas que podem te ajudar.

Se você não achou a foto na lixeira do Google Fotos, existem softwares que prometem recuperar fotos apagadas. Os principais são:

Disk Drill

Disponível para sistemas Windows e MacOS, o programa dá acesso aos arquivos apagados do cartão de memória. 

Publicidade

DiskDigger

Disponível para download na Play Store, esse aplicativo é ideal para te ajudar a recuperar fotos pelo próprio celular. Contudo, a varredura completa só é possível em Android com root. 

Como recuperar fotos apagadas iPhone

No sistema da Apple, é possível recuperar fotos excluídas de diferentes formas. Contudo, dependendo da situação também é necessário ter um backup. Confira abaixo algumas soluções:

Pasta “apagados”

Quando você deleta uma foto no iOS, o sistema envia a mídia de forma automática para a pasta “Apagados”. Ela não fica no rolo da câmera e pode ser acessada em até 30 dias após ser deletada.

Contudo, depois desse período, ela é apagada de forma permanente. Mas, se ainda estiver no prazo, você só precisa:

  • Acessar o aplicativo Fotos do iOS;
  • Rolar até o fim na aba “álbuns” e clicar na pasta “apagados”;
  • Em seguida, procure a foto que deseja restaurar, clique sobre ela e toque em “recuperar”;
  • Toque em “recuperar foto” para confirmar a ação. 

Lembrando que a foto irá retornar para a galeria principal e para os álbuns que estava antes na mesma posição e não como última imagem da galeria. 

Backup iCloud

Se você não encontrou a foto na pasta “apagados”, pode conseguir recuperá-la restaurando um backup do iCloud. Contudo, para o método funcionar, a foto precisa estar presente no backup.

Vale lembrar que quando você faz a restauração, as mídias não são os únicos arquivos antigos que voltam para o celular, mas também mensagens, aplicativos, etc. Portanto, analise a data do último backup para saber se realmente vale a pena. Se decidir dar sequência, siga o passo a passo:

  • Primeiramente faça um backup recente do celular, pois caso algo dê errado, é só voltar para esse modelo e tudo estará intacto;
  • Em seguida, abra o app “Ajustes” > “Geral” > “Apagar Conteúdo e Ajustes”;
  • Coloque o código de acesso do celular e confirme;
  • Todos os dados serão apagados e você vai precisar passar pela tela “olá” e depois clicar na opção “restaurar de um backup do iCloud”;
  • Por fim, faça o login e selecione o backup que tem a foto desejada. 

Então, agora que você sabe como recuperar fotos apagadas no celular, já pode escolher qual método utilizar em seu aparelho.