Pular para o conteúdo

Tirar extrato FGTS: passo a passo simples

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício disponível para trabalhadores com carteira assinada no Brasil. É um direito do trabalhador que possibilita a construção de uma reserva financeira. Sendo assim, é importante saber como tirar extrato FGTS para acompanhar seu saldo. 

Publicidade

Além disso, o extrato também ajuda a entender melhor como funcionam os saques e depósitos, garantindo maior controle sobre essa reserva tão importante construída ao longo dos anos. A boa notícia é que tirar extrato FGTS é uma tarefa bem simples. 

Entretanto, não é todo mundo que sabe como fazer isso de maneira adequada e pode até mesmo se confundir ao longo do processo. Por isso, pensando em te ajudar, preparamos para o post de hoje um passo a passo simples de como tirar extrato FGTS. 

Passo 1: Cadastre-se no site ou aplicativo da Caixa

A Caixa Econômica Federal é responsável pela administração do FGTS. Sendo assim, para verificar o extrato do FGTS, você precisa ter um cadastro no site ou no aplicativo da Caixa. 

Publicidade

Mas, se você ainda não possui, pode fazer um cadastro simples fornecendo informações básicas como CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail. Em seguida, você precisa criar uma senha de acesso.

Passo 2: Acesse a opção FGTS

Após fazer login no site ou no aplicativo da Caixa com suas credenciais, procure pela opção “FGTS” no menu principal. Esta opção irá abrir uma nova página ou seção com informações relacionadas ao FGTS.

Passo 3: Selecione “Extrato do FGTS”

Dentro da seção de FGTS, procure e clique na opção “Extrato do FGTS”. Esta opção mostrará um histórico completo dos depósitos e saques da sua conta do FGTS.

Passo 4: Verifique o seu extrato

Depois de selecionar a opção “Extrato do FGTS”, você poderá ver o saldo atual e os detalhes de todas as transações que foram feitas na sua conta do FGTS. Se você perceber algo estranho ou desconhecido, entre em contato com a Caixa Econômica Federal para esclarecimentos.

Passo 5: Mantenha-se atualizado

É importante verificar o seu extrato do FGTS regularmente para acompanhar o saldo e estar ciente de qualquer mudança. Isso também ajudará você a identificar qualquer irregularidade de forma rápida.

Além disso, é possível solicitar que o extrato do FGTS seja enviado para sua casa a cada dois meses. Essa opção pode ser útil se você não tem acesso regular à internet ou prefere verificar o seu extrato em formato físico. Para isso, é necessário entrar em contato com a Caixa e solicitar o serviço.

Publicidade

Como tirar extrato FGTS pelo site

  • Acesse o site da Caixa Econômica Federal.
  • No menu superior, procure a opção “FGTS” e clique nele.
  • Você será direcionado para uma nova página com várias opções. Procure por “Extrato FGTS” ou algo semelhante e clique nele.
  • Nesta página, você terá que fazer login com o seu NIS (PIS/PASEP) ou CPF e a sua senha de internet. Se você não tiver uma senha ainda, pode criar uma seguindo as instruções do site.
  • Após fazer o login, você será capaz de visualizar o extrato do seu FGTS, com informações detalhadas sobre depósitos, atualizações monetárias e saques.

Como tirar extrato FGTS pelo aplicativo

  • Baixe o aplicativo “App FGTS” na loja de aplicativos do seu smartphone (Google Play Store para Android, App Store para iOS).
  • Depois de instalar o aplicativo, abra-o.
  • Você verá uma tela para entrar com seu CPF e senha. Se você ainda não tiver cadastro, clique em “Cadastre-se” e siga as instruções para criar sua conta.
  • Depois de entrar com sucesso na sua conta, você verá uma interface com várias opções.
  • Toque na opção “Extrato FGTS”.
  • Depois de clicar nessa opção, você poderá ver o extrato do FGTS.

Conferir o extrato do FGTS é uma tarefa importante para todo trabalhador. Isso não só permite acompanhar o saldo acumulado, mas também identificar possíveis inconsistências que possam surgir. Se familiarizar com o processo de consulta do extrato, seja pelo site, aplicativo ou até mesmo fisicamente, é uma maneira de garantir o controle sobre esse importante benefício.

Portanto, já pode seguir nosso passo a passo para tirar seu extrato e estar atento aos depósitos, saques e saldo ao longo do tempo. Dessa forma, garante maior controle financeiro e tranquilidade no futuro. 

Marcações: