Pular para o conteúdo

CRLV-e: como baixar o novo documento digital do veículo

O CRLV Digital veio para ajudar motoristas de todo o Brasil, visto que tem a mesma validade que o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) impresso, mas com a facilidade de poder acessar apenas com alguns toques pelo celular. Inclusive, a versão eletrônica tem a mesma validade jurídica que a física.

Publicidade

O CRLV já existe desde 2018, mas só em 2020 ficou disponível em todo o território brasileiro, especialmente devido à pandemia do COVID-19, visto que promove maior facilidade aos motoristas. Ele conta com todas as informações do documento impresso e o acesso é muito simples.

No entanto, por mais que esteja bastante difundido, não é todo mundo que sabe como baixar o CRLV Digital e como de fato ele funciona. Por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas simples e práticas para baixar o CRLV Digital e usar em seu dia a dia.

O que é o CLRV Digital?

Como falamos, o CRLV digital é o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico. Sendo assim, conta com as mesmas informações do documento impresso antigo, mas com um novo layout e maiores facilidades.

Publicidade

Também conhecido como CRLV-e, ele possui a mesma validade jurídica que a versão física e sua validade é a mesma, ou seja, um ano de licenciamento. Além disso, ele pode ser acessado pelo smartphone ou outro dispositivo móvel mesmo sem internet, ou seja, de modo offline.

Devemos ressaltar ainda que para ter acesso ao documento digital, o proprietário do veículo precisa ter quitado o licenciamento do automóvel do ano em curso, que é expedido pelo Departamento de Trânsito de Jurisdição do veículo (Detran do seu estado).

Outro ponto relevante é que se o oficial solicitar o documento em uma blitz e o aparelho estiver descarregado, será considerado que o CRLV não está sendo portado. Por isso, ainda que você tenha a versão digital, é recomendado manter a física no carro, que pode ser emitida sem custo.

Como baixar o CRLV Digital?

Antes de tudo, você deve ter em mãos o CRLV físico para confirmar as informações, assim como fazer o cadastro no site gov.br. Confira abaixo o passo a passo:

1. Acesse o site gov.br e acesse com seu login e senha. Se não for cadastrado, basta seguir as orientações que o próprio site oferece;

2. Em seguida, baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que está disponível tanto na App Store para iOS, quando na Google Play para Android;

Publicidade

3. Depois, abra o aplicativo e clique em “entrar”;

4. Insira o CPF e senha cadastrados no gov.br;

5. Toque em “autorizar” para permitir que o app utilize os dados;

6. Na tela inicial do aplicativo, toque no campo “veículos” e em seguida “toque aqui para adicionar um CRLV”;

7. Agora, é hora de preencher os dados solicitados, como o Renavam e o código de segurança do CRV (Certificado de Registro do Veículo), que é diferente do CRLV. Geralmente ele fica no topo do documento;

8. Agora, é só apresentar essa versão quando solicitado e guardar o documento original.

Como emitir o CRLV Pessoa Jurídica?

Para emitir o CRLV de pessoa jurídica, é necessário ter o Certificado Digital ICP-Brasil (A1 ou A3) emitido em nome da pessoa jurídica proprietária do veículo. Depois, siga o passo a passo:

1. Acesse o Portal de Serviços do Denatran;

2. Clique em “entrar com gov.br” e depois selecione “certificado digital”;

3. Acesse o menu “meus veículos” na tela inicial;

4. Em seguida, irá visualizar os veículos registrados em nome da pessoa jurídica;

5. Clique sobre o veículo desejado e em seguida bairro o CRLV no formato PDF ou P7S;

6. Assim, poderá imprimir ou deixar salvo no próprio celular.

Informações importantes

  • O número de segurança do CRV solicitado para finalizar o registro no aplicativo está localizado na parte superior direita do documento impresso, antigo DUT (Documento Único de Transferência);
  • Se não encontrar o código de segurança do CRV é possível baixar e imprimir o CRLV Digital. Isso é feito por meio da autenticação da conta do motorista por um código de SMS enviado pelo departamento de trânsito;
  • É possível compartilhar o mesmo documento, caso mais de uma pessoa utilize o veículo.

Então, agora que você sabe como baixar o CRLV Digital, já pode seguir nosso passo a passo e garantir maior tranquilidade no seu dia a dia.

Marcações: