Pular para o conteúdo

Leilão de veículos recuperados de financeiras

  • por

Comprar um veículo é muitas vezes um assunto complicado.

Inclusive em leilões de veículos, principalmente para quem não tem experiência ou conhecimento em leilões. Portanto, embora pareça muito complicado, o leilão de veículos é fácil de entender e fácil de participar. Para fazer isso, você só precisa obter as informações corretas sobre o assunto para não cair em uma armadilha.

Mas como estávamos pensando em ajudar pessoas que não entendem o que são leilões de veículos, resolvemos dar as melhores dicas para ajudá-lo a ter sucesso em um leilão de veículos. Além disso, você pode fazer uma compra segura e assertiva.

Como funciona um leilão de carros?

O processo de um leilão de veículos é o mesmo de um leilão tradicional. Em outras palavras, o maior lance, ou seja, o maior valor do lote anunciado, com base no menor valor, ganha o lance.

O pagamento do item deve ser feito em dinheiro dentro do prazo especificado. No entanto, alguns gerentes de leilões também oferecem a opção de parcelamento. Além disso, há uma comissão de 5 pessoas sobre as atividades dos leiloeiros, ou seja, os especialistas que intermediam os itens do leilão durante o evento, bem como os custos com documentos e reboque dos veículos leiloados.

E os tipos de veículos que podem ser adquiridos?

Nos leilões você pode comprar diversos tipos de veículos, exemplos são carros populares e motos com importados assim como caminhões de diversas marcas. Além disso, é possível comprar veículos de grande porte, como aviões e navios.

No entanto, também é possível encontrar novos lotes pertencentes a uma frota de antigas empresas e fabricantes de automóveis. Estes incluem carros usados confiscados por falta de pagamento ou outros incidentes (por exemplo, roubo), peças sobressalentes originais e carrocerias em boas condições.

Quais são as principais dicas para se dar bem em um leilão de carros?

Como mencionamos anteriormente, o leilão de veículos não é uma fera de sete, então você precisa ter algumas dicas em mente para ter sucesso. No entanto, para facilitar sua vida, compartilhamos abaixo as melhores dicas para quem quer se dar bem em um leilão de veículos. Veja abaixo:

Veja os veículos antes de licitar

Cada leilão de veículos oferece a oportunidade de visualizar o veículo antes da data prevista para o leilão. Portanto, é recomendável que você exerça esse direito. Embora o carro não possa ser ligado, você pode analisá-lo detalhadamente e avaliar antecipadamente se o investimento vale a pena.

Leia atentamente o edital antes do leilão

Uma das dicas mais importantes para fazer a escolha certa em um leilão de veículos é ler atentamente o edital. No entanto, você pode fazer isso antes mesmo de economizar dinheiro nesse investimento, para que, com o tempo, você se familiarize e ganhe confiança para tomar melhores decisões.

Felizmente, essa não é uma tarefa complicada, pois a notificação é feita com antecedência e, além disso, contém todas as informações sobre a operação. Assim, você encontrará dados como hora, data, primeiro lance, estado do veículo, forma de pagamento, local para modalidade pessoal e para questões em aberto.

Manter o lance é importante, então tenha o dinheiro em mãos.

Isto é muito importante. É um crime licitar em um leilão e se tornar um vencedor sem pagar nada. Você assume a responsabilidade por isso, portanto, só licite se tiver dinheiro para cumprir sua promessa. Na mensagem você encontrará informações sobre como efetuar o pagamento, além disso, já discutimos isso acima.

Saiba mais sobre a empresa

Antes de participar de um leilão, você deve obter o máximo de informações possíveis sobre o organizador do evento, seja online ou pessoalmente. Portanto, a empresa deve fornecer todos os dados importantes sobre suas operações, garantir que seja uma instituição idônea e oferecer a seus clientes uma boa margem de segurança.

Por fim, permite garantir que você está participando de uma transação real e não de uma farsa, podendo escolher facilmente o modelo e a marca que preferir. Em caso de dúvidas, consulte o site oficial e a rede social da organização. No entanto, você só pode fazer um lance depois.

Compare valores com preços de mercado

Outra dica muito relevante na hora de comprar um veículo é compará-lo com o preço de mercado, afinal não estamos falando de um investimento pequeno menor do que para itens comprados em outro lugar.

A internet facilita muito essa tarefa e você não precisa comparar preços visitando todos os lugares pessoalmente. Além de portais de vendas para transações de veículos, mecanismos de busca como o Google também podem ser utilizados de forma inteligente. Dessa forma, você não corre o risco de licitar muito alto porque tem medo de comprar o veículo antes dos demais participantes.

Esteja mais atento aos leilões de seguros

Esteja mais atento aos leilões de seguros. Pois bem, as chances de comprar um carro que já sofreu um acidente são muito altas e não compensam o risco, principalmente se você é iniciante nesse tipo de negociação. Um bom método de leilão, portanto, são os oferecidos pelos bancos, pois costumam levar o carro a leilão por falta de pagamento das parcelas do financiamento.

Faça uma análise cuidadosa do estado do veículo

Suponha que você tenha lido o edital, pesquisou a empresa e comparou preços no mercado. Finalmente, é hora de tomar medidas mais práticas e examinar mais de perto a condição do veículo. Em um leilão de veículos, há versões para todos os gostos e bolsos, principalmente aqueles que preferem uma escolha mais seletiva, como os clássicos.

Também é possível encontrar modelos em boas e más condições, por isso é preciso entender suas intenções antes de licitar: dirigir, fazer pequenos reparos ou até mesmo realizar grandes projetos de restauração. Por meio de lances de ações ou leilões, você pode encontrar uma grande oportunidade a um preço muito menor do que o esperado.

Como fazer o cadastro para um leilão?

Acesse o site oficial do Detran para realizar o cadastro completo. Para isso, você vai precisar de alguns documentos em mãos:

  • nome completo; 
  • E-mail;
  • RG;
  • CPF;

Após o cadastro, é necessário esperar para ser feito a liberação do pedido. Com a liberação em mãos, basta acessar o site do Detran de Leilões e realizar o contato com o leilão do seu interesse, escolhendo inclusive o lote que queira concorrer.

Marcações: