Pular para o conteúdo

Como rastrear celular roubado ou perdido?

A perda ou o roubo de um smartphone pode ser uma situação estressante. Sendo assim, saber como rastrear celular é muito importante para aumentar as chances de encontrar o aparelho, ou pelo menos, ajudar a polícia nas investigações com a abertura do BO. 

Publicidade

A boa notícia é que existem diversas maneiras de rastrear celular, independente se o aparelho é um iPhone, com sistema iOS, ou outro modelo Android. Inclusive, as próprias marcas disponibilizam ferramentas nativas que podem te ajudar significativamente na busca pelo aparelho. 

Contudo, sabemos que não é todo mundo que entende de tecnologia e é comum ficar um pouco perdido, principalmente nesse momento estressante. Por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas simples e práticas de como rastrear celular roubado ou perdido. Vamos lá? 

Como rastrear celular roubado ou perdido Android

Os dispositivos Android possuem um recurso chamado “Find My Device” (Encontrar Meu Dispositivo), que permite rastrear e localizar aparelhos perdidos ou roubados. Aqui estão os passos básicos para utilizá-lo:

Publicidade
  • Acesse o site android.com/find em qualquer navegador web.
  • Faça login com a conta do Google associada ao dispositivo perdido.
  • O serviço irá exibir a localização aproximada do dispositivo em um mapa.
  • Além disso, é possível reproduzir som, bloquear o dispositivo remotamente ou apagar os dados armazenados nele.

Como rastrear celular perdido ou roubado iPhone 

O sistema operacional iOS possui uma ferramenta chamada “Find My iPhone” (Buscar iPhone) que permite rastrear e localizar dispositivos perdidos ou roubados. Para utilizá-lo, siga estas etapas:

  • Certifique-se de que a função “Find My iPhone” está ativada nas configurações do dispositivo.
  • Acesse o site icloud.com/find em qualquer navegador web.
  • Faça login com o ID Apple associado ao dispositivo perdido.
  • Selecione o dispositivo perdido na lista de dispositivos conectados à sua conta.
  • O serviço irá exibir a localização aproximada do dispositivo em um mapa, além de oferecer opções como reproduzir som, ativar o “Modo Perdido” ou apagar remotamente os dados do aparelho.

Vale ressaltar que ainda é possível deixar uma mensagem com informações de contato. Dessa forma, se alguém bem intencionado encontrar seu aparelho, poderá te enviar uma mensagem e devolver o celular. 

Como rastrear iPhone pelo Android

Se desejar, também é possível rastrear iPhone usando um celular Android por meio do Google Maps. Sendo assim, você só precisa abrir o site do Google Maps e fazer login com a conta. Dessa forma, conseguirá verificar a linha do tempo, que oferece um histórico com os lugares onde o celular esteve.

Mas, para que esse recurso realmente funcione, o iPhone precisa estar com o Google Maps instalado e configurado previamente. 

Dicas para localizar seu celular

  • Mantenha a Função de Localização Ativada: Certifique-se de que a função de localização esteja ativada em seu dispositivo. Tanto em dispositivos iOS quanto Android, você pode encontrar essa opção nas configurações de privacidade ou segurança.
  • Faça Backup Regularmente: Realize backups periódicos dos dados do seu celular, para que, se for necessário apagar remotamente o dispositivo, você não perca informações importantes.
  • Mantenha seu Dispositivo Protegido: Além das ferramentas de localização, é fundamental adotar medidas de segurança para evitar o roubo ou perda do seu celular. Considere utilizar senhas fortes, ativar a autenticação de dois fatores e utilizar recursos biométricos, como leitor de impressões digitais ou reconhecimento facial.
  • Registre seu IMEI: Anote o número do IMEI do seu celular e guarde-o em um local seguro. Em caso de roubo, você pode fornecer esse número às autoridades para ajuda rastrear o dispositivo. O IMEI é exclusivo para cada aparelho e pode ser encontrado na caixa original, na nota fiscal ou digitando *#06# no teclado do celular.
  • Utilize Aplicativos de Terceiros: Além das soluções nativas de localização, existem diversos aplicativos de terceiros disponíveis nas lojas de aplicativos, tanto para iOS quanto para Android, que oferecem recursos adicionais para localização e proteção do seu celular.
  • Entre em Contato com a Operadora: Se você não conseguir localizar o seu celular usando as opções acima, entre em contato com a sua operadora de telefonia móvel. Eles podem ajudar a rastrear o dispositivo com base nas informações de rede e podem bloquear o aparelho para evitar o uso indevido.

Então, agora que você sabe como rastrear celular roubado ou perdido, já está preparado para caso esse infortúnio aconteça em algum momento. Mas, lembre-se sempre de agir com cautela e, se necessário, envolver as autoridades locais para garantir a segurança e a proteção dos seus dados pessoais.