Pular para o conteúdo

Como recuperar contatos apagados

Atualmente os celulares se tornaram um verdadeiro centro de comunicação, reunindo diversos aplicativos e informações importantes. Nesse sentido, saber como recuperar contatos apagados é muito importante, visto que em emergências dificilmente você vai lembrar de cabeça o número do telefone de quem precisa ligar.

Publicidade

A boa notícia é que as agendas telefônicas ficam armazenadas na nuvem, permitindo restaurar os dados, caso tenha excluído um número sem querer ou trocado de aparelho. Sendo assim, ao contrário do que se pode pensar, o processo não é algo difícil e longe de ser um bicho de sete cabeças.

Entretanto, é fato que não é todo mundo que tem facilidade com a tecnologia. Justamente por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas simples e práticas de como recuperar contatos apagados do celular. Vamos lá? 

Como recuperar contatos apagados no Android

É importante deixar claro que esse processo que vamos explicar abaixo não irá funcionar se você estiver tentando restaurar um backup feito na versão mais recente do Android em um dispositivo com sistema operacional mais antigo. Ou seja, primeiro é necessário atualizar o celular. Depois, siga o passo a passo:

Publicidade
  • Acesse a barra de notificações e clique no ícone de engrenagem para acessar as configurações;
  • Em seguida, role a tela do menu de opções até encontrar “Google” e clique sobre ela;
  • Depois, selecione “configurar e restaurar” e clique em “restaurar contatos”;
  • Agora, toque na opção “restaurar” para recuperar os números salvos no backup.

Lembre-se que caso tenha mais de uma conta sincronizada no celular, é necessário tocar na foto (no canto superior direito) e selecionar a conta desejada. Depois, repita o passo a passo que explicamos acima. 

Como recuperar contatos apagados no iOS 

Se você tem um iPhone, o processo para recuperar contatos apagados é diferente, mas também considerado simples. Sendo assim, confira abaixo: 

  • Acesse o site iCloud.com e faça o login;
  • Em seguida, acesse a opção “recuperação de dados” no canto inferior direito da tela;
  • No menu de opções, selecione “restaure contatos”;
  • Depois, confira a data e hora do último backup para confirmar que realmente é anterior ao dia em que você apagou o número. Caso esteja correto, clique em “restaurar” e “restaurar” novamente para confirmar a ação;
  • Depois de concluído o processo, você receberá um e-mail na conta registrada no ID Apple informando que a restauração foi concluída. 

Outras formas de recuperar contatos apagados do celular

Além dessas duas alternativas que mostramos acima, é possível recuperar contatos apagados do celular de outras maneiras. Entretanto, nossa dica é que primeiro você teste uma dessas duas, dependendo do sistema operacional de seu celular e depois siga para as outras alternativas abaixo:

Utilize aplicativos de terceiros

Existem várias ferramentas e aplicativos disponíveis para recuperar contatos apagados em smartphones. Alguns aplicativos podem ser encontrados nas lojas de aplicativos correspondentes aos seus sistemas operacionais. Pesquise por “recuperação de contatos” e escolha um aplicativo confiável com boas avaliações dos usuários. Siga as instruções fornecidas pelo aplicativo para recuperar seus contatos perdidos.

Consulte sua operadora

Se você não teve sucesso com os métodos acima, pode ser útil entrar em contato com a sua operadora de telefonia móvel. Algumas operadoras têm ferramentas internas para recuperar contatos apagados. Entre em contato com o suporte técnico e explique a situação. Eles poderão ajudá-lo a restaurar seus contatos ou fornecer orientações adicionais.

Evite problemas

Para evitar problemas futuros, é importante fazer backup regularmente dos seus contatos. Configure seu dispositivo para sincronizar automaticamente seus contatos com uma conta de e-mail ou serviço de nuvem. Dessa forma, mesmo que ocorra uma exclusão acidental, você poderá ficar tranquilo, visto que os contatos estarão salvos. 

Publicidade

Outra dica importante é ter cuidado ao excluir contatos. Antes de confirmar a exclusão, verifique se está selecionando o contato correto e se não há nenhum contato importante vinculado a ele. Às vezes, uma pequena distração pode resultar na exclusão de contatos valiosos.

Além disso, mantenha seu dispositivo atualizado com as últimas atualizações do sistema operacional. Essas atualizações geralmente incluem melhorias de segurança e estabilidade, o que pode ajudar a evitar problemas de exclusão de contatos.

Então, agora que você sabe como restaurar contatos apagados do celular, já pode colocar em prática nossas dicas e testar as opções, de acordo com o sistema operacional de seu aparelho.