Pular para o conteúdo

RG Digital: saiba como baixar o aplicativo

O RG Digital refere-se à versão online do documento de identidade em papel. No entanto, essa também é a nomenclatura usada para a nova carteira de identidade, que será obrigatória para todos os brasileiros daqui um tempo. Lembrando que ainda estamos na fase de transição do RG impresso para o Digital.

Publicidade

Não são todos os estados brasileiros que fazem a emissão do RG Digital, mas logo logo ele será obrigatório. Ele também é conhecido como Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou também Documento Nacional de Identidade (DNI) e faz parte de um programa federal para unificar as informações dos cidadãos.

No entanto, com as novas regras é comum que as pessoas fiquem com dúvidas sobre o RG Digital. Por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar tudo o que você precisa saber para baixar o aplicativo e emitir sua nova carteira de identidade. Vamos lá?

O que é o RG Digital?

Como falamos, o RG Digital é um documento que faz parte do programa ICN (Identificação Civil Nacional) e, no futuro, irá substituir o documento impresso que conhecemos hoje em dia. Portanto, ele foi criado para unificar a carteira de identidade no Brasil.

Publicidade

Devemos lembrar que atualmente, cada estado tem o seu próprio documento e base de dados. Ou seja, é possível tirar um RG diferente para cada estado ou, se precisar tirar a segunda via em um estado diferente, isso não é permitido. Ou seja, seria necessário tirar um novo RG e receber um novo número de registro.

Então, ao contrário do RG tradicional, que permite emitir até 27 números diferentes de documento de identidade, o RG Digital vem para unificar todas as informações e bancos de dados. Como consequência, você também elimina a necessidade de ter RG e CPF, possuindo apenas um número de registro de identificação.

Quando será feita a troca do RG antigo pelo digital?

De acordo com o Governo Federal, os cidadãos terão um prazo de 10 anos para aderir à nova carteira de identidade, ou seja até 2032. Sendo assim, dentro desse período todos os brasileiros até 60 anos deverão emitir o documento.

Como fazer o RG Digital?

A emissão do novo RG Digital já está em vigor desde março de 2022. Sendo assim, é responsabilidade das secretarias de Segurança Pública dos estados e DF a disponibilização do documento.

Por enquanto, quem quiser emitir o RG Digital deve ir até o órgão de identificação do município e questionar se ele já está emitindo a nova identidade. Se sim, basta apresentar a Certidão de Nascimento ou Casamento e aguardar o prazo para retirada.

Vale ressaltar ainda que o novo RG será emitido em papel ou cartão plástico, enquanto o formato digital estará disponível no site gov.br.

Publicidade

Além disso, para conseguir gerar a identificação é necessário ter o cadastro de biometria na Justiça Eleitoral. Portanto, se ainda não fez o cadastro, basta acessar o site da Justiça Eleitoral, selecionar o estado e seguir as orientações para agendar o processo de cadastro biométrico.

Como tirar o RG digital antigo?

Agora, se você apenas quer ter o documento atual de identidade no celular, é muito mais simples. É importante deixar claro que não são todos os estados que possibilitam esse tipo de emissão, somente São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Paraíba, Goiás e Distrito Federal.

Sendo assim, você só precisa baixar o aplicativo “RG Digital” de seu estado e seguir o passo a passo intuitivo que o próprio app dá. Em resumo, deverá apontar a câmera para o QR Code do seu RG físico e dar continuidade ao processo.

Vantagens do RG Digital

  • Facilidade no dia a dia;
  • Unificar informações em um só lugar;
  • Maior segurança;
  • Padrão internacional, podendo usar o documento para identificação no exterior;
  • Praticidade para checar os dados.

Então, agora que você sabe mais sobre o novo RG Digital e também como baixar a versão antiga online em seu celular, já sabe que logo logo será necessário migrar para o novo modelo.

Com o documento antigo no celular você não precisa se preocupar, caso esqueça a carteira em casa. Já com o novo, terá maior tranquilidade, pois todas as informações estarão unificadas.

Marcações: