Pular para o conteúdo

Segunda via Sabesp: saiba como emitir

A Sabesp é uma empresa responsável pela distribuição de água, coleta e tratamento dos esgotos em mais de 370 municípios do estado de São Paulo. 

Publicidade

São milhares de clientes atendidos pela Sabesp, que contribui diariamente para o dia a dia e rotina de cada um dos consumidores. No entanto, em meio à correria do dia a dia, é comum perder o dia do vencimento, seja porque esqueceu ou qualquer outro motivo. 

Sendo assim, a melhor solução é solicitar a segunda via Sabesp e realizar o pagamento o quanto antes. Contudo, sabemos que não é todo mundo que sabe como fazer isso. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para ensinar como emitir a segunda via da conta de água. 

Como emitir segunda via Sabesp?

A boa notícia é que a Sabesp oferece diversas maneiras para que você consiga emitir a segunda via de sua conta de água. Sabemos que as pessoas podem esquecer de pagar por diversos motivos e por isso, separamos abaixo as principais formas para solicitar a sua. Confira:

Publicidade
  1. Pelo site

Uma das formas mais comuns e utilizadas pelos clientes da Sabesp para emitir a segunda via da conta de água é pela agência virtual, que oferece ainda outros serviços para os clientes. Mas, para emitir a segunda via, mais especificamente, você deve: 

  • Acessar o site oficial da Sabesp;
  • Selecionar o campo Agência Virtual e clicar em entrar;
  • Em seguida, clique em “minhas faturas” e depois em “2ª via da conta”;
  • Agora, escolha entre segunda via ou segunda via resumida. Para a primeira, deve colocar o CPF e senha e para a segunda, insta o número de fornecimento, PDE ou RGI, que podem ser encontrados na sua conta de água;
  • Depois, selecione a fatura que deseja emitir e escolha entre baixar, imprimir o boleto ou apenas copiar o código de barras para pagamento. 
  1. Aplicativo para celular

A Sabesp também conta com aplicativo para facilitar ainda mais a rotina dos consumidores. Portanto:

  • Baixe o aplicativo Sabesp Mobile para Android ou iOS;
  • Selecione a opção “minhas faturas”;
  • Escolha “2ª via de conta”;
  • Imprima, baixe ou copie o código da conta para pagamento. 
  1. Atendimento telefônico 

Se preferir, também pode entrar em contato com a Sabesp por telefone e solicitar o envio da segunda via pelos Correios. O número para falar com a central de atendimento é 0800 055 0195, mas devemos lembrar que para o envio da conta é cobrada uma taxa não especificada pela Sabesp na próxima fatura. 

  1. WhatsApp

Outra opção mais prática para solicitar a segunda via da conta de água é por meio do WhatsApp. Para isso, basta entrar em contato com o número (11) 3888-8000 e conversar com o assistente virtual. Ele irá fornecer as opções e basta solicitar a alternativa de segunda via de conta. A partir disso, irá receber a segunda via em PDF ou somente o código de barras.

  1. Agência presencial

Por fim, também pode ir até uma das agências de atendimento da Sabesp e imprimir a segunda via em um dos totens de autoatendimento. Aqui, também é cobrada uma taxa de emissão não especificada pela empresa.

Como pagar a segunda via da Sabesp?

A segunda via da Sabesp pode ser paga de diferentes formas, como:

Publicidade
  • No aplicativo bancário, copiando e colando o código de barras do boleto; 
  • Em bancos e lotéricas credenciados da rede bancária;
  • Por aplicativos como PicPay. 

O que fazer se não conseguir gerar a segunda via?

Se você teve qualquer dificuldade em gerar a segunda via Sabesp, basta escolher um dos canais de atendimento abaixo e reportar sua situação:

O que fazer se atrasar o pagamento?

Se você atrasou o pagamento de sua conta, basta emitir a segunda via em algum dos canais que informamos anteriormente. Contudo, devemos lembrar que, de acordo com a própria Sabesp, há multa de 2% + juros de 0,033% ao dia + correção monetária com base na variação do IPCA. Além disso, se em 30 dias você não pagar o débito pendente, o serviço pode ser cortado. 

Então, agora que você sabe como emitir a segunda via da Sabesp, já pode escolher como solicitar a sua. 

Marcações: