Pular para o conteúdo

Supletivo a distância: entenda como funciona

O supletivo a distância é uma excelente alternativa para aqueles que precisaram pausar os estudos, independente do motivo, e agora querem finalizar para obter o certificado de ensino médio. Afinal, ele é fundamental para participar de concursos públicos, buscar melhor qualificação ou salário maior.

Publicidade

Além disso, com o supletivo a distância e a conclusão do ensino médio, é possível dar continuidade aos cursos técnicos e aniversários, além de prestar concurso para cargos melhores.

No entanto, não é todo mundo que sabe como realizar o supletivo a distância, sendo comum surgirem várias dúvidas em relação ao assunto. Por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para explicar como funciona o supletivo a distância e como se inscrever. Vamos lá?

Entendendo mais sobre o supletivo a distância

Atualmente, existem dois tipos de supletivo a distância reconhecidos pelo MEC:

Publicidade
  • Supletivo Ensino Fundamental: Para fazer esse supletivo, é necessário ter estudado pelo menos até a 4ª série, visto que esse modelo começa na 5ª série (atual 6º ano);
  • Supletivo Ensino Médio: é o antigo segundo grau ou colegial e vai do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

Vale destacar ainda que você pode encontrar a sigla EJA (Educação de Jovens e Adultos), que é uma das sete modalidades educacionais definidas pelo Ministério da Educação. Sendo assim, ela é voltada para o público que não conseguiu concluir os ensinos fundamental e/ou médio no período regular.

Portanto, o modelo vem para substituir o antigo termo “supletivo”, sendo que tanto EJA quanto supletivo tratam sobre o mesmo tipo de educação.

Quem pode fazer o supletivo EAD?

Tanto o supletivo EAD quanto o modelo presencial é indicado somente para pessoas que não concluíram a educação básica no período e idade adequados. Ou seja, ele não pode ser feito por pessoas que ainda estão na fase escolar e querem acelerar o estudo.

Devemos deixar claro que o MEC possui regras, sendo necessário analisar tudo com atenção na hora de se inscrever e desconfiar de instituições que não exijam a idade mínima correta.

Portanto, segundo o MEC, para cursar o supletivo do ensino fundamental é necessário ter, no mínimo, 15 anos. Já para fazer o supletivo do ensino médio, a idade mínima é 18 anos.

Como o supletivo a distância é feito?

A boa notícia é que o supletivo a distância pode ser feito de duas formas diferentes. Pela internet ou por correspondência.

Publicidade

No primeiro, o aluno realiza a matrícula e acessa as aulas por meio de um site, que funciona como uma plataforma online. Já no modelo por correspondência, o aluno faz a matrícula e recebe o material de estudo em casa.

Vale lembrar que as provas finais nos dois casos são presenciais. Sendo assim, é necessário comparecer em uma sede ou polo para fazer as avaliações necessárias e, caso seja aprovado, receber o certificado de conclusão.

Um ponto importante é que algumas escolas podem aplicar avaliações mensais ou bimestrais por correspondência ou pela internet. Por outro lado, existem outras instituições que exigem o comparecimento do aluno para realizar as avaliações.

O modelo escolhido irá depender de cada escola, pois algumas exigem a presença do aluno apenas nas provas finais, enquanto outras possuem aulas semanais, com apoio de professores, tutores ou grupos de estudo.

Por que fazer o supletivo a distância?

  • Maior liberdade para escolher o melhor horário para estudar;
  • Pode começar em qualquer época do ano;
  • Economia de tempo por não precisar se deslocar para a escola;
  • Não é necessário frequentar aulas diariamente;
  • Mais fácil para quem trabalha e quer estudar;
  • Possibilidade de se formar muito mais rápido.

Supletivo a distância é de graça?

Existem supletivos EAD gratuitos e privados, sendo que a maior oferta está em escolas privadas, que cobram taxa de matrícula e mensalidades. Contudo, também é possível encontrar cursos gratuitos em outras instituições.

Além disso, o programa EJA já existe nas escolas públicas e para fazer a matrícula basta ir a uma instituição de ensino ou buscar no site da secretaria de educação do seu estado.

Principais cuidados

  • Verificar se a escola é credenciada e reconhecida pela secretaria de educação do estado;
  • Checar se as provas finais são presenciais, pois essa é uma exigência do MEC;
  • Observar a duração, visto que o MEC exige que cada série seja completada em, pelo menos, 6 meses.

Então, agora que você sabe mais sobre o supletivo a distância, já pode fazer a sua matrícula em uma escola privada ou gratuita.