Pular para o conteúdo

Como consultar seu NIT pela internet

Consultar o NIT é muito importante, visto que esse é o número que identifica o trabalhador autônomo. Portanto, é somente por meio dele que os trabalhadores informais podem fazer suas contribuições ao INSS e garantir benefícios trabalhistas.

Publicidade

Em resumo, o NIT equivale ao PIS/PASEP para trabalhadores que nunca tiveram um vínculo empregatício. Portanto, com esse número os trabalhadores podem contribuir mensalmente ao INSS e usufruir dos benefícios de seguridade social.

Entretanto, não é todo mundo que sabe como fazer a consulta do NIT. Por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com um passo a passo simples e prático para consultar o NIT e explicar sua importância. Vamos lá?

O que é o NIT?

NIT é a sigla para Número de Identificação do Trabalhador. Ele é gerado pela Previdência Social exclusivamente para o trabalhador autônomo, contribuinte individual ou facultativo, empregado doméstico ou segurado especial, que queira dar início à contribuição do INSS e ter acesso aos benefícios previdenciários.

Publicidade

É essencial que o cadastro esteja sempre atualizado, pois é somente assim que você garante que irá receber os benefícios corretamente, como o FGTS, por exemplo.

Portanto, o registro possui 11 dígitos e permite que pessoas sem carteira assinada contribuam mensalmente ao INSS e possam usufruir dos benefícios de seguridade social.

Agora, se o trabalhador tiver a carteira assinada, o empregador deve fazer o cadastro no PIS. Por outro lado, caso a pessoa comece a exercer uma função em cargo público, o cadastro será no PASEP.

Portanto, os números NIT, NIS, PIS ou PASEP sempre serão os mesmos, mudando apenas o objetivo de cada programa.

Onde encontrar o número do NIT?

O NIT deve ser solicitado na Previdência Social e ficará registrado, podendo ser consultado sempre que desejar. Confira abaixo alguns dos principais lugares em que o código pode ser encontrado:

  • Carteira de identidade: No atual modelo da carteira de identidade, é possível encontrar o NIT, localizado no verso do documento;
  • Cartão bolsa família: O NIT também pode ser identificado no cartão do Bolsa Família, caso receba o benefício, logo abaixo do nome;
  • Cartão cidadão: Outra opção é consultar o NIT no cartão cidadão;
  • Central de atendimento do INSS: Por fim, você também pode encontrar em contato com o INSS pelo número 135 ou pelo site Meu INSS e consultar o NIT.

Como consultar o NIT?

O NIT pode ser consultado de forma on-line de diferentes maneiras:

Publicidade

Pelo CNIS

O CNIS é o Cadastro Nacional de Informações Sociais e para consultar o seu NIT, siga o passo a passo:

  • Acesse a plataforma e selecione “cidadão”;
  • Em seguida, clique em “inscrição” e depois em “filiado”;
  • Preencha os dados solicitados e clique em “sou humano” na caixa que aparecer e depois em “continuar”;
  • Confira o número do NIT, que deve aparecer com a seguinte mensagem: “Seus dados já constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais. Utilize seu número de Identificação – NIT – para fazer recolhimentos”.

CadÚnico

Você pode também consultar o número do NIT pelo aplicativo ou site do CadÚnico:

  • Preencha os dados solicitados;
  • Marque a caixa “não sou um robô”;
  • Clique em “emitir certidão”;
  • No campo NIS você poderá conferir qual é o número referente ao NIT.

Importância do NIT

Se você é um trabalhador autônomo, o NIT é essencial para reconhecer você como tal. Com isso, é possível fazer as contribuições e ter direito aos benefícios concedidos aos trabalhadores pelo INSS.

Além disso, é por meio do NIT que você pode consultar o saldo do FGTS ou até mesmo dar entrada em sua aposentadoria.

NIS, PIS, PASEP e NIT são a mesma coisa?

É importante deixar claro que por mais que a numeração seja a mesma para todos os casos, cada programa tem um objetivo diferente e, portanto, não são a mesma coisa.

O NIS é voltado para pessoas que têm direito a qualquer benefício social do governo, estejam empregadas ou não. Por outro lado, o PIS e PASEP são códigos voltados para pessoas que trabalham em empresas privadas ou públicas, respectivamente.

Por fim, o NIT é o número que identifica o trabalhador autônomo.

Portanto, como você viu, consultar o NIT é muito simples e pode ser feito de diferentes formas para que você tenha acesso aos benefícios do governo.

Marcações: