Pular para o conteúdo

Como consultar processo do INSS pelo CPF?

O INSS desempenha um papel crucial na vida dos brasileiros, sendo responsável por conceder benefícios previdenciários e assistenciais. Portanto, muitas vezes é necessário saber como consultar processo do INSS e fazer o acompanhamento.

Publicidade

Para isso, é importante conhecer as formas de consultar informações de maneira rápida e eficiente. A boa notícia é que essa não é uma tarefa impossível, sendo muito simples acompanhar o processo e saber como está o andamento de sua situação.

Sendo assim, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com um passo a passo detalhado para te ajudar a consultar processo do INSS e fornecer informações importantes para tornar a tarefa ainda mais prática.

Quais são os processos mais comuns no INSS?

  1. Aposentadoria por tempo de contribuição: É o processo pelo qual um trabalhador solicita a aposentadoria quando já possui o tempo mínimo de contribuição exigido por lei, que varia de acordo com o tipo de aposentadoria. É necessário comprovar o tempo de contribuição por meio de documentos como a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
  2. Aposentadoria por idade: Nesse processo, o segurado solicita a aposentadoria ao atingir a idade mínima exigida, que varia de acordo com o gênero. Além da comprovação da idade, também é necessário apresentar documentos que demonstrem o tempo de contribuição, caso seja exigido para a modalidade escolhida.
  3. Auxílio-doença: É o benefício concedido ao segurado que está temporariamente incapacitado para o trabalho devido a uma doença ou acidente. O processo requer a apresentação de laudos médicos e exames que comprovem a condição de saúde do solicitante.
  4. Salário-maternidade: Destinado às mulheres que dão à luz ou adotam uma criança, o salário-maternidade é um benefício pago pelo INSS durante o período de licença maternidade. A solicitação do benefício envolve a apresentação de documentos como a certidão de nascimento da criança ou o termo de adoção, além de comprovação de contribuições previdenciárias.
  5. Pensão por morte: Esse benefício é concedido aos dependentes do segurado falecido. O processo de solicitação envolve a apresentação de documentos que comprovem o óbito do segurado, o vínculo de dependência e a condição de segurado do falecido.

Além desses, alguns outros processos comuns do INSS são:

Publicidade
  • Solicitação de auxílio-acidente;
  • Isenção de Imposto de Renda;
  • Solicitação de perícia hospitalar ou domiciliar;
  • Benefício assistencial à pessoa com deficiência;
  • Benefício assistencial ao idoso;
  • Auxílio-reclusão;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Aposentadoria especial;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Consultar processo do INSS pelo CPF

Depois de entrar toda a documentação para solicitar a concessão de seu benefício, o INSS inicia o processo. A partir disso, ele irá analisar todas as informações para entender se você realmente tem direito ao benefício. Então, para consultar processo do INSS pelo CPF, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site Meu INSS e clique em “entrar com gov.br”;
  2. Em seguida, faça o login com seus dados cadastrados, CPF e senha;
  3. Depois selecione o menu “meus benefícios”;
  4. Toque na solicitação que deseja acompanhar e depois em “detalhar”.

Vale lembrar ainda que o pedido pode aparecer como “habilitado”, “deferido” ou “indeferido”. O primeiro significa que a documentação ainda está sendo analisada, o segundo que o benefício foi aprovado e o terceiro que a concessão foi negada pelo INSS.

Portanto, se o pedido estiver como indeferido, é necessário analisar o que ocorreu para decidir se irá entrar com a ação judicial, que vamos explicar mais a frente.

Consultar processo do INSS pelo CPF no app

Existe outra forma de contar processo do INSS pelo CPF, que é pelo aplicativo Meu INSS. A boa notícia é que o passo a passo é o mesmo que o anterior. Contudo, a diferença é que você deve baixar o aplicativo no celular, que está disponível tanto para iOS quanto Android.

Portanto, para fazer o acesso, é só inserir os dados cadastrados, como CPF e senha e seguir as orientações que citamos acima.

Consultar processo do INSS pelo CPF judicial

O processo judicial ocorre quando o INSS recusa o pedido que o beneficiário realizou. Então, o solicitante precisa entrar com uma ação judicial, questionando a decisão e pedindo uma reavaliação. Sendo assim, para acompanhar, siga o passo a passo:

Publicidade
  1. Acesse o site ou app Meu INSS e clique em “entrar com gov.br”;
  2. Faça login com o CPF e senha;
  3. Em seguida, clique em “recurso”;
  4. Depois selecione a opção de “consultar andamento”.

Então, agora que você sabe como consultar processo do INSS pelo CPF, já pode colocar em prática nossas dicas. Temos certeza que o acompanhamento será muito mais simples e você poderá fazê-lo de qualquer lugar.